00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A cor do invisível: o movimento de discursos no/sobre o semiárido no espaço escolar sertanejo alagoano
Título(s) alternativo(s): The color of the invisible: the movement of discourses in / on the semi-arid in the school space of the Alagoas
Autor(es): Macedo, Maria do Socorro Barbosa
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marcus José Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Sérgio da Costa
Resumo: Esta dissertação trata das condições em que foi construído o discurso determinista sobre o semiárido nordestino e em relevo o de Alagoas, através de uma investigação que tem como objeto o currículo, elemento constituidor de discursos, construtor de identidades e fomentador de uma condição imagética discursiva para o semiárido nesse momento da história. A inquietação frente ao objeto nasceu a partir de elementos postos no curso de formação de professores (as), especificamente a Pedagogia localizada no alto sertão de Alagoas. Como docente do mesmo, me deparava com uma efetiva névoa de desconhecimento das possibilidades de se estar no cotidiano apresentando “novos” ou reproduzindo discursos sobre este cenário, uma vez que historicamente apresenta um quadro de miséria, fome, coronelismo e de negação da cultura do sujeito, já que a mesma não atendia ao padrão necessário do desenvolvimento moderno. Neste sentido, movida por uma vontade de saber, busquei as representações que delineiam um discurso de verdade constituidor do sujeito do semiárido, nas imagens e no imaginário coletivo do povo. Assim, nos aproximamos do objeto no intuito de compreender como se estrutura a cadeia discursiva presente no currículo de uma escola do semiárido alagoano, considerando que a escola, através do seu currículo fabrica processos de sujeição e que estes estão representados nas diferentes formas em que a escola propõe seu modelo de educação, estabelecendo ou não um canal de discussão sobre o lugar do sujeito. No referencial teórico utilizei Foucault, para pensar como os discursos são permeados por uma relação de poder e como os mesmos constroem, através do currículo da escola, uma identidade que não é fixa, mas que precisa apontar caminhos que pensem sob o olhar da história como o sujeito sertanejo se constituiu e como ele pode construir intervenções positivas sobre essa realidade, que sempre foi se moldurando de maneira negativada.
Abstract: This dissertation deals with the conditions in which the speech was built on the deterministic and semi-arid northeastern relief of Alagoas, through an investigation that has as its object the curriculum, constitutor element of discourse, identities builder and developer of a condition imagery to discursive the semiarid this moment in history. The concern with the thing was born from the elements put into teacher training course (s), specifically Education located at the top interior of Alagoas. As a teacher of it, I ran into a fog of ignorance of the actual possibilities of being present in the daily "new" or speeches about reproducing this scenario, since it historically has had a picture of misery, hunger, Colonels and the culture of denial subject, since it did not meet the required standard of modern development. In this sense, driven by a thirst for knowledge, I sought the representations that underlie a discourse of truth constitutor the subject of semi-arid, and the images in the collective imagination of the people. Thus, we approach the object in order to understand how to structure the discursive chain present in the school curriculum the semiarid region of Alagoas, considering that the school, its curriculum through the processes of subjection and manufactures which they are represented in different ways in which school offers its model of education, establishing a channel or not the place for discussion on the subject. In Foucault's theoretical framework used to think how discourses are permeated by a power relationship and how they build through the school curriculum, an identity that is not fixed, but it must show the way to think from the perspective of history as backcountry to the subject and how it was positive interventions can build on this reality, it has always been framed so negative.
Palavras-chave: Discurso educativo
Currículo escolar
Identidade do semiárido
Modelo de educação - Semiárido
Educational discourse
School curriculum
Identity of the semiarid
Education model - Semi-arid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Maria do Socorro Barbosa. A cor do invisível: o movimento de discursos no/sobre o semiárido no espaço escolar sertanejo alagoano. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2183
Data do documento: 5-dez-2011
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