00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2178
Tipo: Dissertação
Título: Modelagem de conceitos geométricos por meio de sistemas de micromundo
Título(s) alternativo(s): Modeling geometric concepts through micromundo systems
Autor(es): Magalhães, Terence Coelho Lopes de
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: Estudantes com dificuldade de aprendizagem em matemática, na área específica de geometria, contribuem para os resultados insatisfatórios nos índices educacionais. Estes resultados são observados e analisados nas avaliações externas, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, Prova Brasil, no ensino fundamental e médio. Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de aprendizagem de conceitos geométricos através da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando suportes pedagógicos e o micromundo na área de geometria, o GeoGebra, como programa de aplicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle. A pesquisa visa investigar se ocorre aprendizagem de conceitos geométricos com o uso da ABP como metodologia ativa, analisar o uso de suportes pedagógicos como auxílio na resolução de problemas de geometria e verificar se o micromundo GeoGebra auxilia na resolução de problemas de geometria por meio da compreensão das figuras geométricas planas e não planas. Foram utilizados como principais fundamentos teóricos as concepções sobre a APB (Barrows, 1980), as fases de resolução de problemas de George Polya (1975), a teoria da assimilação cognitiva de Ausubel (2001) e as concepções sobre a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky (Ivic, 2010). O estudo coloca em evidência a utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem. O traabalho busca responder a seguinte questão: Como o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como metodologia ativa subsidiada por suportes pedagógicos e micromundos de geometria promove a aprendizagem de conceitos geométricos? O método de pesquisa seguido se inscreve numa abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa foi a pesquisa ação, onde foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo subsidiados pelas observações em sala de aula, no laboratório de informática e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).Foi demonstrado na pesquisa que a implementação da ABP subsidiada com o uso de suportes pedagógicos e do micromundo promoveu ganhos cognitivos no processo de aprendizagem dos estudantes.
Abstract: Students with learning difficulties in mathematics, in the specific area of geometry, contribute to the unsatisfactory results in the educational indexes. These results are observed and analyzed in external evaluations, such as the International Student Assessment Program - PISA, Prova Brasil, in primary and secondary education. The objective of this work is to propose a model of learning of geometric concepts through Problem Based Learning (PBL), using pedagogical supports and the microworld in the area of geometry, GeoGebra, as an application program in the Virtual Learning Environment, Moodle. The aim of this research is to investigate whether learning of geometric concepts occurs with the use of ABP as an active methodology, to analyze the use of pedagogical supports as an aid in the resolution of geometry problems and to verify if the GeoGebra micromundo helps in the resolution of geometry problems through the understanding of flat and non-planar geometrical figures. Concepts about PBL (Barrows, 1980), George Polya's problem-solving phases (Polya, 1975), Ausubel's theory of cognitive assimilation (Ausubel, 2001) and conceptions about the proximal developmental zone of Vygotsky (Ivic, 2010). The study highlights the use of active methodologies in the learning process. As the use of Problem-Based Learning (PBL), as an active methodology subsidized by pedagogical supports and micromundos of geometry, promotes the learning of geometric concepts? The research method followed is part of a qualitative approach. type of research was the action research, where they were used as instruments of data collection the logbook subsidized by observations in the classroom, in the computer lab and in the Virtual Learning Environment (VLE). It was demonstrated in the research that the implementation of ABP subsidized with the use of pedagogical supports and the microworld promoted cognitive gains in the learning process of the students.
Palavras-chave: Geogebra (Software)
Conceitos geométricos - Modelagem
Aprendizagem baseada em problemas – ABP
Problem - based learning
Pedagogical supports
Geogebra
Geometric concepts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: MAGALHÃES, Terence Coelho Lopes de. Modelagem de conceitos geométricos por meio de sistemas de micromundo. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2178
Data do documento: 25-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem de conceitos geométricos por meio de sistemas de micromundo.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.