00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Procedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices used by a teacher who worked in the early grades of elementary school
Autor(es): Santos, Marta Maria Minervino dos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Jair Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Edna Cristina do
Resumo: A presente dissertação se propôs a investigar os procedimentos pedagógicos utilizados por uma professora que atuava nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo central desta pesquisa foi analisar os conhecimentos básicos adquiridos durante a sua formação no curso de Mídias em Educação, e os procedimentos por ela utilizados no que se refere à linguagem verbal veiculada pela mídia televisiva nos programas assistidos por alunos do ensino fundamental para trabalhar questões de linguagem, sobretudo da variação linguística em sala de aula. Para tanto, utilizamos a metodologia do tipo qualitativa e como abordagem metodológica o estudo de caso, que nos possibilitou uma relação metodológica com as orientações e métodos de coleta de dados para a pesquisa em sociolinguística. Os instrumentos utilizados durante a pesquisa foram: a entrevista semi-estruturada, aplicação de questionários, observação participante e o diário de bordo. Na fundamentação teórica, tomamos por base estudos desenvolvidos por Cavalcante (2003,2006); Bortoni-Ricardo (2001, 2004); Labov (2008); Tarallo (2004), entre outros; em interface com os estudos que destacam a educação midiática como, por exemplo, os desenvolvidos por Belloni (2001); Leite (2000) e Napolitano (2007). Os resultados da pesquisa demonstram que a formação no curso de Mídias em Educação pode ter ajudado em alguns aspectos, como em termos de conhecimentos adquiridos durante a formação, mas em sua prática ela abordou sobre a linguagem de uma programação da mídia televisiva de forma superficial substituindo essa atividade por outra rapidamente. Em geral, o trabalho com variação linguística em sala de aula seguiu as formas comparativas entre a linguagem urbana e rural, sem a discussão dos aspectos culturais, sócio-históricos e comunicativos que estão presente na língua em seus usos social. Por fim, o trabalho apresenta que a formação inicial em pedagogia, como também a formação continuada, nesse caso o curso de Mídias em Educação, foi pouco suficiente para desenvolvimento de uma prática sistemática em relação aos estudos de linguagem com auxílio de um programa televisivo.
Abstract: This work aimed to investigate the pedagogical practices used by a teacher who worked in the early grades of elementary school. The objective of this research was to analyze the basic knowledge acquired during her coursework Media in Education, and procedures used by it in relation to verbal language conveyed through the television programs and watched by elementary school students to work issues language, especially the linguistic variation in classroom. We used a qualitative methodology and methodological approach as a case study, which has enabled us a relationship with the methodological guidelines and methods of data collection for research in sociolinguistics. The instruments used during the research were: a semi-structured interviews, questionnaires, participant observation and logbook. In the theory, we developed based on studies by Cavalcante (2003, 2006); Bortoni-Ricardo (2001, 2004), Labov (2008); Tarallo (2004), among others; interface with the studies that highlight media education, for example, those developed by Belloni (2001), Leite (2000) and Napolitano (2007). The results of the research show that the coursework Media in Education may have helped in some respects, and in terms of knowledge acquired during training, but in practice it touched on the language of one of television programming on a superficial way replacing this activity by another quickly. In general, working with linguistic variation in classroom followed the ways comparative language urban and rural areas, without discussing the cultural, historical and socio-communicative that are present in the language in its social uses. Finally, the study shows that initial training in pedagogy, as well as continuing education, in which case the course in Media Education, was little enough to develop a systematic practice in relation to language studies with the aid of a television program.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Variação linguística
Mídia televisiva
Portuguese language - Study and teaching
Linguistic variation
TV media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Marta Maria Minervino dos. Procedimentos pedagógicos para abordar a variação linguística a partir de programa assistido por alunos do ensino fundamental. 2010. [126] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2177
Data do documento: 13-set-2010
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