Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2175
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006) |
Título(s) alternativo(s): | Enseñanza superior en FUNASA: contextos y trayectoria (1990-2006) |
Autor(es): | Aragão, Maria Helena de Melo |
Primeiro Orientador: | Verçosa, Elcio de Gusmão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kullok, Maisa Gomes Brandão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Madeira, Maria das Graças de Loiola |
Resumo: | A presente Dissertação tem como objeto de estudo a Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, hoje Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizada na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, cuja história tem sido marcada por pequenos avanços, tensões e conflitos sociais. O objetivo deste estudo foi compreender a trajetória da Instituição, desde 1990 até 2006, considerando que o Ensino Superior no Brasil e, particularmente em Alagoas, é determinado pela lógica da dominação fortemente enraizada em sua formação histórica, sobretudo, pelas influências do modelo de universidade que aqui foi implantado, ocupando-se predominantemente na formação de profissionais para o Estado. Em sua construção foram buscadas respostas para uma questão central e que norteou esta investigação: como a FUNESA sendo uma instituição de educação superior com cerca de 40 anos de existência – dos quais quase 20 como ente universidade, mesmo assim apresentou tantos limites em, pelo menos, duas das três funções básicas de uma universidade moderna, a saber: na pesquisa e na extensão? Para responder essa pergunta foram importantes os estudos de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 e 1989), Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980,1990,2000 e 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006), Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) e Ristoff (2006), porque, de forma nem sempre sutil, vão nos propondo, discutindo e interpretando a história do surgimento da educação superior no mundo, no Brasil e em Alagoas. Para tecer os fios dessa trajetória, lancei mão de uma variedade de procedimentos da pesquisa histórica, na perspectiva da História Social, tanto pela concepção da “cognoscibilidade do fenômeno histórico” em si, como pela influência exercida por intermédio dos historiadores dos Annales, que, contribuíram para a ultrapassagem de uma visão estreita de História, até então considerada como conjunto de ações de homens notáveis do passado. |
Abstract: | La presente disertación tiene como objeto de estudio a la Fundação Universidade Estadual de Alagoas- FUNESA, hoy Universidade Estadual de Alagoas, marcada por pequeños avances, tensiones y conflictos sociales. Tiene como objetivo comprender la trayectoria de la Institución, desde 1990 hasta 2006, considerando que la Enseñanza Superior en Brasil y, particularmente en Alagoas, tiene como determinación la lógica de la dominación fuertemente arraigada en su formación histórica, por las influencias del modelo de universidad que aquí fue implantada, ocupándose preponderantemente en la formación de profesionales para el Estado. En su construcción se buscó respuestas a una cuestión central y que dio inicio a esta investigación: siendo FUNESA una institución de educación superior alrededor de 40 años de existencia – de los cuales casi 20 como entre universidad, porque mismo así presentó tantos límites en, por lo menos, dos de las tres funciones básicas de una universidad moderna, a saber: ¿en la investigación y en la extensión? Para contestar tal pregunta fueran importantes los estudios de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 y 1989): Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980, 1990, 2000 y 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006)Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) y Ristoff (2006) porque, de forma ni siempre sutil, siguen proponiéndonos, discutiendo e interpretando la historia del surgimiento de la educación superior en el mundo, en Brasil y en Alagoas. Para tejer los hilos de esa trayectoria, renuncié de una variedad de procedimientos de la investigación histórica, en la perspectiva de la Historia Social cómo po la influencia ejercida por medio de los historiadores de los Annales, que han contribuido a la superación de una visión estrecha de la historia, hasta ahora considerado como un conjunto de acciones de los grandes hombres del pasado. |
Palavras-chave: | Educação superior - Alagoas Reformas educacionais Universidade - Pesquisa e Extensão Superior education - Alagoas Educational reforms University - Research and Extension |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Ensino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006). 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2175 |
Data do documento: | 9-set-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino superior na FUNESA - contextos e trajetória (1990-2006).pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.