00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2175
Tipo: Dissertação
Título: Ensino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006)
Título(s) alternativo(s): Enseñanza superior en FUNASA: contextos y trayectoria (1990-2006)
Autor(es): Aragão, Maria Helena de Melo
Primeiro Orientador: Verçosa, Elcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Kullok, Maisa Gomes Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Madeira, Maria das Graças de Loiola
Resumo: A presente Dissertação tem como objeto de estudo a Fundação Universidade Estadual de Alagoas - FUNESA, hoje Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizada na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, cuja história tem sido marcada por pequenos avanços, tensões e conflitos sociais. O objetivo deste estudo foi compreender a trajetória da Instituição, desde 1990 até 2006, considerando que o Ensino Superior no Brasil e, particularmente em Alagoas, é determinado pela lógica da dominação fortemente enraizada em sua formação histórica, sobretudo, pelas influências do modelo de universidade que aqui foi implantado, ocupando-se predominantemente na formação de profissionais para o Estado. Em sua construção foram buscadas respostas para uma questão central e que norteou esta investigação: como a FUNESA sendo uma instituição de educação superior com cerca de 40 anos de existência – dos quais quase 20 como ente universidade, mesmo assim apresentou tantos limites em, pelo menos, duas das três funções básicas de uma universidade moderna, a saber: na pesquisa e na extensão? Para responder essa pergunta foram importantes os estudos de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 e 1989), Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980,1990,2000 e 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006), Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) e Ristoff (2006), porque, de forma nem sempre sutil, vão nos propondo, discutindo e interpretando a história do surgimento da educação superior no mundo, no Brasil e em Alagoas. Para tecer os fios dessa trajetória, lancei mão de uma variedade de procedimentos da pesquisa histórica, na perspectiva da História Social, tanto pela concepção da “cognoscibilidade do fenômeno histórico” em si, como pela influência exercida por intermédio dos historiadores dos Annales, que, contribuíram para a ultrapassagem de uma visão estreita de História, até então considerada como conjunto de ações de homens notáveis do passado.
Abstract: La presente disertación tiene como objeto de estudio a la Fundação Universidade Estadual de Alagoas- FUNESA, hoy Universidade Estadual de Alagoas, marcada por pequeños avances, tensiones y conflictos sociales. Tiene como objetivo comprender la trayectoria de la Institución, desde 1990 hasta 2006, considerando que la Enseñanza Superior en Brasil y, particularmente en Alagoas, tiene como determinación la lógica de la dominación fuertemente arraigada en su formación histórica, por las influencias del modelo de universidad que aquí fue implantada, ocupándose preponderantemente en la formación de profesionales para el Estado. En su construcción se buscó respuestas a una cuestión central y que dio inicio a esta investigación: siendo FUNESA una institución de educación superior alrededor de 40 años de existencia – de los cuales casi 20 como entre universidad, porque mismo así presentó tantos límites en, por lo menos, dos de las tres funciones básicas de una universidad moderna, a saber: ¿en la investigación y en la extensión? Para contestar tal pregunta fueran importantes los estudios de Fernandes (1975), Cunha (1980, 1988 y 1989): Drèze & Debelle (1983), Fávero (1980, 1990, 2000 y 2006), Teixeira (1998), Charles & Verger (1996), Michel Foucault (1986), Verçosa (1997, 2006)Tavares & Verçosa (2006, 2007, 2008) y Ristoff (2006) porque, de forma ni siempre sutil, siguen proponiéndonos, discutiendo e interpretando la historia del surgimiento de la educación superior en el mundo, en Brasil y en Alagoas. Para tejer los hilos de esa trayectoria, renuncié de una variedad de procedimientos de la investigación histórica, en la perspectiva de la Historia Social cómo po la influencia ejercida por medio de los historiadores de los Annales, que han contribuido a la superación de una visión estrecha de la historia, hasta ahora considerado como un conjunto de acciones de los grandes hombres del pasado.
Palavras-chave: Educação superior - Alagoas
Reformas educacionais
Universidade - Pesquisa e Extensão
Superior education - Alagoas
Educational reforms
University - Research and Extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAGÃO, Maria Helena de Melo. Ensino superior na FUNESA: contextos e trajetória (1990-2006). 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2175
Data do documento: 9-set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino superior na FUNESA - contextos e trajetória (1990-2006).pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.