00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A escolarização de negros: particularidades históricas de Alagoas (1840-1890)
Título(s) alternativo(s): The Schooline of black: special historical Alagoad (1840-1890)
Autor(es): Santos, Monica Luise
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mariléia Santos Cruz da
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Diógenes, Elione Maria Nogueira
Resumo: O presente estudo propõe analisar os processos pelos quais os negros livres, libertos e escravizados conseguiram ter acesso às letras, no período correspondente a 1840 - 1890. Com esse enfoque, saber que tipo de educação era ministrado e conhecer as razões pelas quais se ofertava tal tipo de formação. Seguindo a orientação teórico-metodológica da Escola dos Annales, para o desenvolvimento deste trabalho, recorremos às fontes jornalísticas, por meio principalmente dos anúncios de escravizados fugidos, que apresentavam o domínio do ler, escrever e contar, além dos mapas escolares da década de 1840, dos relatórios dos presidentes da Província e diretores da instrução púbica, compromissos das irmandades religiosas, e obras raras da época. Temos o apoio e a orientação dos estudos de Veiga (2008), Fonseca (2007), Cruz (2009), os quais têm estudos sobre a escolarização do negro no período em questão; Xavier (2007) e Bittencourt (2008), para compreender e analisar o nível de aprendizagem dos alunos. O trabalho aborda as questões da escola como espaço civilizatório, e discute a inferioridade dos negros, a escolarização como forma de branquear a população brasileira e as irmandades como espaço de leitura e escrita para esses indivíduos. Trata do contexto alagoano na época, focando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais. Diante das fontes encontradas, podemos afirmar que o sistema público de ensino alagoano, apesar do total abandono em que se encontrava, atendia aos negros livres, e que após a Lei do Ventre Livre, de 1871, os escravizados puderam frequentar os cursos noturnos, e os menores que foram emancipados pela citada Lei conseguiram ter acesso às letras por meio da Escola Central. Também podemos constatar que o ensino oferecido a esse grupo social era visando à civilização nos costumes e comportamentos, bem como à educação para o trabalho.
Abstract: This study proposes to examine the processes by which free blacks and freed slaves were able to access the letters in the corresponding period 1840 to 1890. Following this approach to know what kind of education was taught and know the reasons for this type of training offered. Following the theoretical and methodological orientation of the Annales school to develop this work we use the journalistic sources, mainly through notices of runaway slaves, who presented the field of reading, writing and arithmetic, besides the school maps of the 1840s, and reports of the provincial presidents and directors of pubic education, appointments of religious brotherhoods, and rare books at the time. We have the support and guidance from studies of Veiga (2008), Fonseca (2007), Cruz (2008), which have studies on the education of blacks in the period in question, Xavier (2007) and Bittencourt (2008) to understand and analyze the level of student learning. The paper addresses the issue of school as a civilization, the inferiority of blacks, as well as education as a way to launder the Brazilian population and the brotherhoods as a space for reading and writing to blacks. This context of Alagoas at the time focusing on the economic, social, cultural and educational. In the face of power supplies, we can say that the public school system of Alagoas, in spite of total abandonment in which it was, served to free blacks. And after that the Free Womb Law of 1871 the enslaved could attend night courses and minors who were emancipated by that Law could have access to the letters through the Central School. We can also see that the education offered in this social group was aimed at teaching civilization in the customs and behaviors, as well as education for work.
Palavras-chave: Educação
Negros – Brasil – 1822-1889 – Império
Escolarização
Negros – Alagoas – História
Black
Alagoas
Empire
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Monica Luise. A escolarização de negros: particularidades históricas de Alagoas (1840-1890). 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2169
Data do documento: 14-jun-2011
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