00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1842
Tipo: Dissertação
Título: Construção e refinamento de perfil baseado em dados georreferenciados e de deslocamento
Título(s) alternativo(s): Construction and refinement of profile based on georeferenced data and displacement
Autor(es): Matias, João Pedro Pontes Lima
Primeiro Orientador: Costa, Evandro de Barros
Segundo Orientador: Brito, Patrick Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Luna, Henrique Pacca Loureiro
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Márcio de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Hyggo Oliveira de
Resumo: A utilização de dispositivos móveis vem crescendo bastante mundialmente, principalmente como meio de buscar/difundir informação. E com este crescimento, começaram a surgir serviços que buscam facilitar o nosso dia-a-dia. Um que tem se destacado é o serviço baseado em localização ou location-based services (LBS). Serviços deste tipo buscam trazer informações que sejam sensíveis à localização atual do usuário, como informações turísticas, restaurantes próximos ou áreas de congestionamentos. Dentre os vários tipos de LBS, podemos destacar o que envia anúncios baseados em localização ou location-based advertising (LBA), foco do presente trabalho. Desta forma, este trabalho apresenta uma abordagem que, baseada em dados georreferenciados e de deslocamento de pessoas, propõe a construção e refinamento de perfis automaticamente, para posteriormente recomendar anúncios publicitários mais adequados a estes perfis.
Abstract: The use of mobile devices has been quickly growing, mainly as a mean of seeking/disseminating information. With this growth, services that aim to facilitate our routine began to emerge. One that stands out is the location-based services (LBS). These kind of services try to gather information related to the user’s current location, such as tourist information, nearby restaurants or traffic jam area. Among the various types of LBS, we emphasize advertisements based on location, called location-based advertising (LBA), focus of the current work. Thus, this work presents an approach, based on geo-referenced data and people movement, that proposes the construction and refinement of profiles automatically, and then recommending the most appropriate advertisementsto these profiles.
Palavras-chave: Serviços baseados em localização
Dados georreferenciados
Location-based services
Georeferenced data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: MATIAS, João Pedro Pontes Lima. Construção e refinamento de perfil baseado em dados georreferenciados e de deslocamento. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1842
Data do documento: 14-nov-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construção e refinamento de perfil baseado em dados georreferenciados e de deslocamento.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.