00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1833
Tipo: Tese
Título: Uma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César
Título(s) alternativo(s): Una joven cosiendo ropa com La línea Del Equador: palabra, son y sentido em Chico César
Autor(es): Marques, Marcelo Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, Susana Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Ana Claudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Jeová Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Walter Matias
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é investigar como a canção, em Chico César, articula-se pela noção de invenção, tomada especialmente no sentido da construção de narratividades, da elaboração de uma dizibilidade de personas (nordestina e afroherdeira, principalmente) variadas. A tradição é tomada como repertório com o qual se dialoga e ao qual se propõe contrapartidas. A partir da leitura/escuta de sua obra, concentrada no conjunto dos sete discos aqui analisados [Aos Vivos (1995); Cuscuz Clã (1996); Beleza Mano (1997); Mama Mundi (2000); Respeitem meus cabelos, brancos (2002); De uns tempos pra cá (2005); Francisco forró y frevo (2008)], serão discutidas questões como o embaralhamento dos limites e especifidades da palavra poética e a inserção da canção, enquanto suporte poético e produto, no mercado fonográfico. Por meio de procedimentos como o uso programático e poético-musical da citação, a obra de Chico César embaralha hierarquias e se oferece como encruzilhada – lugar de dúvida, decisões, encontros - reflexiva da arte e cultura brasileiras contemporâneas. As principais referências teóricas para a realização desta pesquisa são: Wisnick (1989), Calvino (2010), Compagnon(1996), Andrade (1974) e Canclini (2008).
Abstract: RESUMEN: El objetivo de la presente investigación es estudiar como la canción, em Chico César, es articulada por la noción de invención, utilizada especialmente en El sentido de la construcción de narratividades, de la elaboración de una “decibilidad” de personas (nordestina y afro heredera, principalmente) variadas. La tradición ES comprendida como un repertorio con el que se dialoga y al cual se propone contrapartidas. A partir de la lectura/escucha de su obra, concentrada en El conjunto de los siete discos aquí analizados [Aos Vivos (1995); Cuscuz Clã (1996); Beleza Mano (1997); Mama Mundi (2000); Respeitem meus cabelos, brancos (2002); De uns tempos pra cá (2005); Francisco forró y frevo (2008)], serán discutidas cuestiones como la mezcla de los límites y especificidades de la palabra poética y la inserción de la canción, cuanto soporte poético y producto, en El mercado fonográfico. Por medio de los procedimientos como el uso programático y poético musical de lacitación, la obra de Chico César mezcla jerarquías y se ofrece como encrucijada – lugar de duda, decisiones, encuentros – reflexiva Del arte y cultura brasileñas contemporáneas. Las principales referencias teóricas para la realización de esta investigación son: Wisnick (1989), Calvino (2010), Compagnon(1996), Andrade (1974) e Canclini (2008). Palabras clave: Chico César. Música popular brasileira. Poesia brasileira contemporânea.
Palavras-chave: Chico César
Música popular brasileira
Poesia brasileira contemporânea
Musica popular brasileña
Poesía brasileña contemporánea
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MARQUES, Marcelo Ferreira. Uma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César. 2013.133 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1833
Data do documento: 21-fev-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma moça cosendo roupa com a linha do equador palavra som e sentido em Chico César.pdfUma moça cosendo roupa com a linha do Equador: palavra, som e sentido em Chico César961.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.