00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1743
Tipo: Tese
Título: A lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares: avanços e limites para uma educação das relações étnico-raciais transcultural
Título(s) alternativo(s): Law 10,639/03 and its Curricular Guidelines: advances and limits for a cross-cultural education of the ethnic and racial relations
Autor(es): Araújo, Clébio Correia de
Primeiro Orientador: Verçosa, Élcio de Gusmão
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee4: Riscado, Jorge Luis de Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Silva , Cristiano Cézar Gomes da
Resumo: Tomando como referencial teórico o aporte formulado pelos Estudos Culturais, nos apoiando nas proposições de Bhabha (2003), Hall (2003), e Gilroy (2007), o estudo em tela formula questões em torno da construção do sentido de identidade negra e negritude no âmbito das Diretrizes Curriculares Para a Educação das Relações Étnico Raciais. Nesse sentido, busca-se captar, para usar uma expressão de Michel Foucault, o porquê da opção por certa noção de identidade negra de caráter essencialista e não outra, mais aberta às construções híbridas e fluídas dadas pela realidade histórica e cultural brasileira. A partir disso, são visitados diferentes momentos históricos da luta do Movimento Social Negro brasileiro, no intuito de demonstrar que a categoria negro e negritude é perpassada por diferentes sentidos, de acordo com as condições conjunturais dentro das quais se processam os enfrentamentos pela afirmação positiva dos negros no Brasil, bem como das articulações entre as organizações desse movimento social com o movimento pan-africanista, chegando até o momento atual, caracterizado por uma nova ofensiva do imperialismo cultural norte americano com reflexos na adoção, no contexto brasileiro, de políticas raciais dicotômicas do ponto de vista da identidade negra. Ao estabelecer um crítica pós-estruturalista e pós-colonial, apoiando-se nas percepções de Fry (2005), questiona-se, assim, a substituição mecanicista do ideário da democracia racial brasileira por uma visão polarizada e racializada da diversidade cultural no Brasil, com sério reflexos na construção de uma política nacional de educação para as relações raciais. Neste sentido, concluímos, com Silva (2014), pela necessidade de construção de modelos educacionais calcados na superação dos entrincheiramentos identitários e, numa perspectiva transcultural, proporcionadores de relações dialogizantes entre os sujeitos pedagógicos.
Abstract: On the theoretical framework the contribution made by cultural studies, supporting us in the propositions of Bhabha (2003), Hall (2003), and Gilroy (2007), the current study issues questions around the construction of the sense of black identity and blackness within the Curricular Guidelines For the education of Ethnic and racial Relations.By this way, we try to capture , regarding to an expression of Michel Foucault, why there is an option for a certain notion of black identity of essentialist character and not another one , more open to hybrid and fluid constructions by the brazilian cultural and historical reality.From this approach , different historic moments of the struggle of the Black Social movement in Brazil are analysed , in order to demonstrate that the categories Black and blackness are crossed by different meanings, according to the conjuntural conditions within which render the clashes by positive affirmation of blacks in Brazil, as well as the articulations between the organizations of this social movement with the Pan-Africanist Movement as far as the current time, characterized by a new offensive from the North American cultural imperialism with reflections in the adoption, in the Brazilian context, racial policies from the point of view of the dichotomous black identity.When establishing a post structuralist and postcolonial criticism, relying on perceptions of Fry (2005), questioning so the mechanistic substituition of the ideals of the brazilian racial democracy by a polarized and racial view of cultural diversity in Brazil, with serious reflections on the construction of a national education policy for race relations.Accordingly, we conclude, with Silva (2014), by the necessity of construction of educational models based on overcoming the identitaries entrenchments , in a cross-cultural perspective, makers of dialogizing relations between the pedagogic subjects.
Palavras-chave: Educação – Diretrizes curriculares – Lei 10.639/03
Identidade negra
Transculturação
Relações étnico-raciais
Transculturation
Black Identity
Race
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Clébio Correia de. A lei 10.639/03 e suas diretrizes curriculares: avanços e limites para uma educação das relações étnico-raciais transcultural. 2017. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1743
Data do documento: 20-abr-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.