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metadata.dc.type: Dissertação
Title: História em Quadrinhos como recurso pedagógico para adolescentes: métodos contraceptivos
Other Titles: Comics as a pedagogical resource for teens: contraceptive methods
metadata.dc.creator: Almeida , Thayse Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos , Eveline Lucena
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Trindade , Ruth França Cizino da
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jovânia Marques de Oliveira e
metadata.dc.description.resumo: Objetivou-se Validar a história em quadrinhos denominada “Métodos Contraceptivos: Sou jovem e ainda não quero gerar uma vida!” da Série Sexualidade e Educação quanto ao conteúdo e aparência englobando a clareza, pertinência e representatividade; identificar características e/ou conceitos na história em quadrinhos que possam ser aperfeiçoados ou modificados; analisar a história em quadrinhos como recurso pedagógico direcionado para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Sua construção baseou-se na teoria da interação social de Lev Seminovitch Vygotsky. Trata-se de um estudo etodológico que se debruçou sobre o conteúdo de uma história em quadrinhos, com base na avaliação de onze juízes, distribuídos entre professores da educação básica, pesquisadores e profissionais da rede básica de saúde no período de junho a setembro de 2016. Os dados foram extraídos por meio da aplicação de questionários individuais na forma de escala Likert, com itens distribuídos em dois blocos de análise, clareza com 10 itens e representatividade com 11 itens. Os dados foram descritos e para análise utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), para medir a proporção de participantes que estão em concordância sobre os painéis ou itens das Histórias em Quadrinhos. A maioria das respostas no bloco da clareza ficou em claro (48) e muito claro (49), alcançando o nível de concordância esperado de 88,18% e no bloco da representatividade ficou em representativo (53) e extremamente representativo (60), atingindo um nível de concordância de 93,39%, demonstrando que o recurso pedagógico foi considerado válido. Entretanto, nas considerações dos juízes, foi identificado que alguns aspectos do material necessitam ser revisados e readequados, principalmente quanto a ilustração gráfica, linguagem verbal e conteúdo. O presente estudo significou a importância do desenvolvimento de tecnologias de comunicação, que possam ser aplicáveis no processo de ensino-aprendizagem aperfeiçoando e possibilitando a construção do conhecimento de forma interativa, possibilitando a transmissão do conhecimento por meio de mensagens gráficas e visuais.
Abstract: Validate the comic book called "Contraceptive Methods: I am young and still do not want to generate a life!" Of the Series Sexuality and Education regarding content and appearance encompassing clarity, pertinence and representativeness; Identify characteristics and / or concepts in the comic book that can be improved or modified; Analyzing comics as a pedagogical resource aimed at promoting the sexual and reproductive health of adolescents.Its construction was based on the theory of the social interaction of Lev Seminovitch Vygotsky. This is a methodological study that focused on the content of a comic book, based on the evaluation of eleven judges, distributed among teachers of basic education, researchers and professionals of the basic health network from June to September 2016 The data were extracted through the application of individual questionnaires in the form of Likert scale, with items distributed in two blocks of analysis, clarity with 10 items and representativity with 11 items. The data were described and for analysis the Content Validity Index (CVI) was used to measure the proportion of participants who agree on the panels or items in the Comics. Most of the responses in the clarity block were clear (48) and very clear (49), reaching the expected level of agreement of 88.18% and in the representative block was representative (53) and extremely representative (60), Reaching a level of greement of 93.39%, demonstrating that the pedagogical resource was considered valid. However, in the judges' considerations, it was identified that some aspects of he material need to be revised and re-adapted, mainly regarding graphic illustration, verbal language and content. The present study meant the importance of the development of communication technologies that can be applied in the teaching-learning process, improving and enabling the construction of knowledge in an interactive way, enabling the transmission of knowledge through graphic and visual messages.
Keywords: Educação sexual
Adolescente
Contracepção
Enfermagem
Adolescent
Contraception
Sex Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Editora da Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citation: ALMEIDA, Thayse Gomes de. História em Quadrinhos como recurso pedagógico para adolescentes: métodos contraceptivos. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1742
Issue Date: 24-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ESENFAR



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