00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1740
Tipo: Dissertação
Título: O compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): The attention-sharing of children with autistic spectrum disorder
Autor(es): Araújo, Wivianne Gabrielle de Oliveira Amorim
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Emmanuelle Christine Chaves da
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
Resumo: Apresenta-se aqui um estudo sobre a atenção compartilhada de crianças com o diagnóstico de transtorno do espectro autista. O enfoque no compartilhamento da atenção refletiu o alinhamento desta pesquisa com pressupostos da abordagem sócio histórica. A motivação para uma abordagem sócio histórica da atenção de crianças com esse diagnóstico refletiu a predominância das informações que têm priorizado apenas os aspectos neurológicos dos distúrbios do espectro autista. O objetivo central desta pesquisa foi investigar o compartilhamento da atenção de duas crianças durante atividade em sessões de Terapia Ocupacional. A construção dos dados foi realizada a partir do método da videografia. No tratamento dos dados combinaram-se técnicas quantitativas e análise microgenética. Nos resultados destacaram-se principalmente uma ampla interdependência entre o compartilhamento de atenção e a produção de sentidos na interação. Além disso, destacou-se também que na produção de sentidos implicavam-se uma responsividade entre as ações que vincula ações do passado e do futuro na situação imediata do presente.
Abstract: Here is presented a study on the shared care of children diagnosed with autism spectrum disorder. The focus on the sharing of attention reflected the alignment of this research with assumptions of historical social approach. The motivation for a historical and social approach to attention of children with this diagnosis reflected the predominance of information that have only prioritized neurological aspects of autism spectrum disorders. The main objective of this research was to investigate the share of the attention of two children during activities in occupational therapy sessions. The construction of the data was carried from the videography method. In processing the data were combined quantitative techniques and microgenetic analysis. The results mainly stood out a wide interdependence between attention sharing attention and the production of meaning in the interaction. It also stands out that the production of meaning implied is a responsiveness between the actions that links actions of the past and the future in the immediate present situation.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Atenção compartilhada
Autismo – Criança
Interação – Produção de sentidos
Autism spectrum
Shared attention
Production of meanings
Responsiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: ARAÚJO, Wivianne Gabrielle de Oliveira Amorim. O compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autista. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1740
Data do documento: 29-abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O compartilhamento da atenção com crianças com transtorno do espectro autista.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.