00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1715
Tipo: Dissertação
Título: Um modelo de avaliação por pares gamificado para ambientes educacionais online : um experimento com o meu tutor
Título(s) alternativo(s): A model of peer evaluation gamification for online educational environments : an experiment with my tutor
Autor(es): Oliveira, Thyago Tenório Martins de
Primeiro Orientador: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Isotani, Seiji
metadata.dc.contributor.referee2: Santos Neto, Baldoino Fonseca dos
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Alan Pedro da
Resumo: Nos últimos anos, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) aplicado no contexto educacional tem se tornado cada vez mais frequente. Diversos países adaptaram suas abordagens educacionais para promover e suportar a utilização dessas tecnologias tanto em cursos presenciais quanto em cursos a distância. No contexto de Educação à distância, o número de usuários tem crescido consideravelmente, o que torna os ambientes mais complexos, tendo em vista que esses irão gerar uma grande quantidade de atividades para serem avaliadas, tornando o processo de avaliação manual uma tarefa árdua ao professor. Esse problema cresce exponencialmente se quisermos incluir avaliações abertas (escritas), uma vez que às suas correções aumentaria ainda mais o trabalho do professor, devido ao fato de que o processamento por máquina deste tipo de avaliação é uma opção trabalhosa e pouco efetiva, o que implica que as correções sejam feitas por eles individualmente, acarretando na sobrecarga de trabalho e consequentemente um alto custo para correção da produção textual. Com o crescimento do número de estudantes, um maior número de atividades serão feitas a cada momento e a correção pelos professores manualmente se tornaria rapidamente inviável. Existe uma técnica muito usada na literatura chamada avaliação por pares que possibilita a inclusão de avaliações escritas de tal maneira que não seja necessário aumentar os custos vinculados às correções destas, uma vez que os próprios alunos atuam no processo de correção, o que ganha uma independência e liberdade ao professor. No entanto, a aplicação dessa técnica geralmente gera uma insatisfação no aluno, o que pode levar a um fornecimento de um resultado incorreto e enganoso, o que indica que o aspecto motivacional gera comportamentos inadequados por parte dos alunos, comprometendo a aprendizagem e o sistema de avaliação. Dessa forma, é preciso um mecanismo para engajar os participantes do modelo de avaliação por pares, através da utilização de técnicas que tenham a capacidade de "inflenciar positivamente o estado emocional/cognitivo do aluno. Nesse sentido, esse trabalho propõe um modelo de avaliação por pares juntamente com técnicas de gami cação. Com o modelo proposto é possível unir as vantagens de ambas as técnicas, diminuindo a sobrecarga do professor, economizando seu tempo e esforço para o que realmente é necessário, e consequentemente, diminuindo o custo associado as correções, sem o viés da desmotivação dos alunos no processo, o que possibilita a expansão de cursos para centenas ou até mesmo milhares de usuários. Através de experimentos realizados, foi possível concluir que as notas obtidas com o modelo proposto se equipararam às dos professores, utilizando menos tempo para obtê-las e a um custo aproximadamente 72% menor. Além disso, a gamificação influenciou de forma positiva, aumentando em 11.76% o número de cadastros e em 64.28% o número de acessos. Além disso, a quantidade de redações realizadas aumentou 10.53% e a quantidade de redações corrigidas cresceu em 20%.
Abstract: In recent years, the use of information and communication technologies (ICT) applied in educational environments has become increasingly usual. Several countries have adapted their educational approaches to promote and support the use of these technologies in both classroom courses as in distance learning courses. In the context of Distance learning, the number of users has grown considerably, making the environments more complex, given that these will generate a lot of activities to be evaluated, making the manual evaluation process a chore to teacher. This problem grows exponentially if we want include open assessments (written), since their corrections would further increase the teacher's work, due to the fact that processing by machine of this type of evaluation is a laborious and less e ective option, which implies that corrections are made by them individually, resulting in overwork and consequently high costs for correction of text production. With the increasing number of students, more activities will be made every now and the correction by the teachers manually would quickly become infeasible. There is a technique widely used in the literature called peer assessment that enables the inclusion of the written evaluations in such a way that it is not necessary to increase the costs linked to these corrections, once the students themselves would act in the correction process, gaining independence and free to the teacher. However, the application of this technique usually generates a student dissatisfaction, which can lead to incorrect and misleading results, which indicates that the motivational aspect generates inappropriate behaviour by students, compromising learning and assessment system. Thus, we need a mechanism to engage the participants in the peer assessment model, using techniques that have the ability to "influence" a positive emotional/cognitive state on the student. In this sense, this work proposes an peer assessment model with gami cation techniques. With the proposed model, it is possible to unite the advantages of both techniques, reducing the overwork of the teacher, saving their time and effort to what is really necessary, and consequently reducing the cost associated with the corrections without the bias of demotivation of students in process, which allows the expansion of the courses for hundreds or even thousands of users. Through experiments, we concluded that the grades obtained with the proposed model were equivalent to those of teachers, using less time to to obtain them and at a cost approximately 72% less. Furthermore, gami cation had a positive impact by increasing the register number in 11.76% and 64.28% in the number of logins. Moreover, the amount of realized activities increased 10.53% and the amount of corrected activities increased by 20%.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino a distância
School environment
Information and communication technologies
Distance education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: OLIVEIRA, Thyago Tenório Martins de. Um modelo de avaliação por pares gamificado para ambientes educacionais online : um experimento com o meu tutor. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1715
Data do documento: 15-jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de avaliação por pares gamificado para ambientes educacionais online.pdf4.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.