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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Real em confronto com o ideal: a formação dos policiais militares em Alagoas
Other Titles: The real in comparison with the ideal: the formation of military police in Alagoas
metadata.dc.creator: Santos, Sidcley da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares do Bem, Arim
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, João Vicente Ribeiro Barroso da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Lins Júnior, George Sarmento
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho sintetiza o esforço em compreender as mudanças ocorridas nas duas últimas décadas no campo da segurança pública no Brasil, sobretudo os aspectos relacionados à formação policial, especialmente no Estado de Alagoas. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa e foi instrumentalizada através de análise histórica em perspectiva comparada envolvendo o processo de recrutamento e formação da polícia em alguns países da Europa Ocidental, Japão, Estados Unidos e Brasil, bem como de análise documental de registros institucionais relacionados à formação e aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas - PMAL. Partindo da constatação de que as políticas públicas fomentadas pelo governo federal desde 1997 por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP enfatiza a formação policial como meio de produzir mudanças institucionais que possibilitem a compatibilidade entre os direitos humanos e a eficiência policial, analisamos o teor da Matriz Curricular Nacional, de 2009, que estabeleceu, na forma de um modelo ideal, as diretrizes pedagógicas para uma formação policial moderna e sofisticada, bem como o teor dos documentos relacionados tanto à formação dos praças no Estado de Alagoas como aos mecanismos de integração interna e identificamos tensões, antagonismos e disputas entre as velhas formas de fazer polícia e as novas perspectivas que se abriram com a introdução da filosofia de policiamento comunitário na corporação.
Abstract: The present work summarizes the effort to comprehend the changes occurred in the two last decades in the field of the public security in Brazil, especially the aspects related to the policial training, especially in the state of Alagoas. This research has a qualitative and bibliographic nature and is was instrumentalized through historical analysis in a compared perspective, involving the recruitment process and policial training to some countries of west Europe, Japan, United States and Brazil, as well as documental analyses of institutional registrations related to the training and improving of policeman of the military police of Alagoas - PMAL. Considering that the public policies achieved by the federal government since 1997 through the National Secretary of Public Security - SENASP emphasizes the policial training as a way to produce institutional changes that make the compatibility between the human rights and the policial efficiency possible, we analyzed the content of the National Curricular Rules, of 2009, which established, in the shape of ideal model, the pedagogical policial training, as well as the content of the documents related to the training of policemen in the state of Alagoas and the inner integration mechanisms, end then we identified tensions, antagonisms, and disputes between the new perspectives which were operand with the introduction of communitary poliament philosophy in the corporation.
Keywords: Segurança pública
Policiais militares - Formação - Alagoas
Direitos humanos
Policiamento comunitário
Public security
Military policeman in Alagoas training
Human rights
Communitary policeman
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: SANTOS, Sidcley da Silva. O Real em confronto com o ideal: a formação dos policiais militares em Alagoas. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1654
Issue Date: 31-Jan-2013
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