00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Trilha interpretativa nos biomas de mata atlântica e caatinga a partir da percepção ambiental dos estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Interpretative trail in the biomes of atlantic forest and caatinga from the environmental perception of high school students
Autor(es): Araújo, Bernadete Fernandes de
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Carloney Alves de
Resumo: O presente estudo tece reflexões a respeito do Ensino de Biologia, sobre os biomas de Mata Atlântica e Caatinga, mediante as situações problema e trilha interpretativa, como estratégias didáticas que buscam no cotidiano, situações que facilitem a interpretação dos elementos naturais, para que os estudantes percebam o potencial das plantas típicas desses biomas. Buscou-se resposta para o seguinte questionamento: Como os estudantes da 3ª série do ensino médio reconhecem as características das plantas típicas dos biomas de Palmeira dos Índios - AL, a partir das situações problema e da trilha interpretativa? Em consonância com orientações de Reigota (1995) quanto às temáticas ambientais, a percepção é precípua, pois ajuda a compreender e interpretar o que os participantes construíram sobre o ambiente no seio cultural. Assim, objetivou-se analisar a percepção ambiental dos estudantes quanto a esses biomas, bem como as situações problema e a trilha interpretativa como estratégias didáticas capazes de ampliar a percepção. Logo, na pesquisa sobre a percepção ambiental dos estudantes utilizou-se da abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida no mês de julho de 2014, tendo como sujeitos cinquenta estudantes de duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Palmeira dos Índios, dos turnos matutino e vespertino. Destes, vinte e seis estudantes, do turno vespertino participaram dos momentos pedagógicos, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, nos meses de novembro e dezembro de 2014. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário semi-estruturado, a gravação em vídeo e a observação. As respostas foram agrupadas em categorias, com base no método de análise de conteúdo. Os resultados sinalizaram que estes estudantes desconheciam os biomas predominantes no município, percebiam as plantas de acordo com a utilidade socioeconômica. Nos momentos pedagógicos as estratégias didáticas com as situações problema e a trilha interpretativa, demonstraram contribuir significativamente com a ampliação da percepção ambiental. Ambas as estratégias apresentaram-se profícuas em atender aos objetivos desta pesquisa, pois, permitiram a interação entre os participantes, possibilitando a argumentação, como organização do pensamento e oportunidade de desenvolver habilidade crítica participativa, diante das questões do cotidiano ressignificando a o ensino e a aprendizagem.
Abstract: This study weaves reflections on the Biology teaching on the Atlantic Forest biome and Caatinga through the problem and interpretive trail situations, such as teaching strategies that seek in everyday life situations that facilitate the interpretation of the natural elements, for students realize the potential of plants typical of these biomes. We seek to answer the following question: As students of the 3rd year of high school recognize the characteristics of typical plants of the Indians Palm biomes - AL, from problem situations and interpretive trail? In line with guidelines of Reigota (1995) on environmental issues, the perception is precípua, it helps to understand and interpret what the participants built on the cultural environment in the womb. The objective was to analyze the environmental awareness of students about these biomes and the problem situations and the interpretive trail as teaching strategies to expand perception. Therefore, research on environmental perception of students employed the qualitative approach of a case study, developed in July 2014, with the subject 50 students in two classes of the 3rd year of high school, a public school state of the city of Palmeira dos Indios, the morning and afternoon shifts. Of these, 26 students, the afternoon shift participated in the pedagogical moments with a qualitative approach, as action research, in November and December 2014. The data collection instruments were semi-structured questionnaire, recording video and observation. Responses were grouped into categories based on the content analysis method. The results signaled that these students were unaware of the biomes prevailing in the city, they realized the plants according to the socio-economic utility. In teaching moments didactic strategies with problem situations and interpretive trail, demonstrated significantly contribute to the expansion of environmental awareness. Both strategies were presented fruitful in meeting the objectives of this study, therefore, allowed the interaction among participants, enabling the argument as an organization of thought and opportunity to develop participatory critical skill, on everyday questions giving new meaning to teaching and learning.
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Ensino médio - Alagoas
Mata Atlântica - Alagoas
Caatinga - Alagoas
Ecologia vetegal
Perception
Atlantic Forest
Biology education
Interpretative trail
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ARAÚJO, Bernadete Fernandes de. Trilha interpretativa nos biomas de mata atlântica e caatinga a partir da percepção ambiental dos estudantes do ensino médio. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1621
Data do documento: 23-mai-2016
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