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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006
Other Titles: Implemation of public policies of affirmative action in the context of UFAL: case study of the 2005 a 2006
metadata.dc.creator: Santos, Marizângela Melo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Breitner Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Pedro Henrique Simonard
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, João Vicente Ribeiro Barroso da Costa
metadata.dc.description.resumo: A Educação muda através do tempo de acordo com o contexto socioeconômico e político em relação à sociedade em que se aplica, portanto, variável. O conceito de Educação representa um objetivo a se alcançar e o Brasil, vem fazendo grandes investimentos na área para elevar seu nível de educação de base e superior, porém, ainda insuficientes para evidenciar um aumento real dos índices internacionais de desenvolvimento da educação. Com tantas diferenças o Brasil vem apostando nas políticas públicas, como meio de proporcionar a diminuição das desigualdades, seja de ordem social, racial e gênero, propiciando a população necessitada uma nova perspectiva de vida. A política pública das ações afirmativas de acesso ao ensino superior são justas e necessárias, representam parte dos investimentos do governo e ao mesmo tempo suscitam a grande diferença da qualidade e carência do ensino fundamental e médio da camada social carente em relação à abastada. Dessa forma a presente dissertação mostra como ocorreu a implantação das cotas na Universidade Federal, analisando como essa implantação está proporcionando o acesso ao nível superior. Evidentemente que o sistema de cotas é positivo sobre diversos aspectos tanto para a Instituição, quanto para o corpo docente e discente.
Abstract: Education changes through time according to the socioeconomic and political context in relation to the society in which it therefore applies variable. The concept of education is a goal to achieve and Brazil has been making major investments in the area to raise their level of basic and higher education, however, still insufficient to show a real increase in international education development index. With so many differences Brazil has been investing in public policies, as a means of providing to reduce inequality, whether social, racial and gender order, giving the needy a new perspective on life. The public policy of affirmative action for admission to higher education are fair and necessary, represent part of the government's investment and at the same time raise a big difference in the quality and lack of elementary and secondary education of needy social layer in relation to the wealthy. Thus this dissertation shows how the implementation of quotas in the Federal University occurred, analyzing how this deployment is providing access to the upper level. Evidently the quota system is positive about many aspects both for the institution, and for the teachers and students.
Keywords: Educação
Ações afirmativas
Sistemas de cotas
Universidade Federal de Alagoas
Programas de ação afirmativa
Education
Affirmative action
Quota system
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citation: SANTOS, Marizângela Melo dos. Implantação de políticas públicas de ações afirmativas no contexto da UFAL: estudo de caso de 2005 a 2006. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1574
Issue Date: 14-Mar-2014
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

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