00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1492
Tipo: Dissertação
Título: Áreas e distâncias na agrimensura: uma proposta didática de modelagem matemática para o ensino fundamental e médio
Título(s) alternativo(s): Areas and distances in surveying: a didactic proposal of mathematical modeling for the elementary and secondary education
Autor(es): Cândido, Luana Patrícia Silva
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Martines, Mônica de Cássia Siqueira
Resumo: Este trabalho propõe sequências didáticas utilizando-se do cálculo de áreas e distâncias na agrimensura direcionada ao ensino fundamental e médio com o objetivo de propor aulas com atividades que possibilitem a investigação pelos alunos, o que proporcionam motivação e aprendizado significativo. Visando assegurar um método de ensino eficaz, a proposta descrita aborda ações onde os alunos realizam atividades de modelagem matemática, manuseiam materiais para fazer medições e calcular áreas e/ou distâncias. Essa prática direciona a investigação matemática que funciona de forma a conduzir o aluno a aplicar os conteúdos vistos em sala de aula. As atividades propostas são alternativas que possibilitam ao professor coordenar a construção do conhecimento de forma motivadora, pois favorece ao aluno a oportunidade de vivenciar de modo prático e ativo a utilização de conceitos e resultados matemáticos como ferramenta indispensável para esse tipo de trabalho. Assim, os conteúdos matemáticos são vistos de forma relevante, onde o aluno reconhece a presença da matemática na realidade.
Abstract: This paper proposes didactic sequences using the calculation of areas and distances in surveying directed to primary and secondary education with the objective of proposing lessons with activities that allow the research by students, which provide motivation and significant learning. To ensure an effective teaching method, the proposal described discusses actions where students perform activities of mathematical modeling, handling materials for making measurements and calculate areas and/or distances. This practice directs research mathematics that works to drive the student to apply the content seen in the classroom. The proposed activities are alternatives that allow the teacher to coordinate the construction of knowledge so motivating, as it encourages the student to opportunity to experience of practical and active mode the use of concepts and mathematical results as indispensable tool for this kind of work. So, the mathematical content are seen as relevant, where the student recognizes the presence of mathematics in reality.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Áreas na agrimensura
Distâncias na agrimensura
Atividades investigativas
Modelagem matemática
Teaching of Mathematics
Areas in surveying
Distances in surveying
Investigative activities
Mathematical modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Citação: CÂNDIDO, Luana Patrícia Silva. Áreas e distâncias na agrimensura: uma proposta didática de modelagem matemática para o ensino fundamental e médio. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1492
Data do documento: 28-mai-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.