00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Livros e Capítulos de Livros - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1331
Tipo: Livro
Título: Projetos utilizando internet: a metodologia Webquest na prática
Autor(es): Mercado, Luís Paulo Leopoldo (org.)
Viana, Maria Aparecida Pereira (org.)
Resumo: Os textos e projetos apresentados neste livro resultam das reflexões e práticas produzidas sobre o tema Projetos envolvendo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, enfocando o uso da Internet incorporado na prática pedagógica e em atividades nas diversas áreas curriculares. Aborda a aprendizagem, a partir de atividades educativas, envolvendo investigação orientada em ambientes de aprendizagem com tecnologias, permitindo a construção do conhecimento. Analisa a metodologia de projetos utilizando tecnologias como uma alternativa pedagógica para a utilização da Internet na construção do conhecimento, na interação do aluno com as mais diversas formas de comunicação e informações, podendo mudar o modo de o professor trabalhar a sua aula. O livro está organizado em duas partes. Na primeira parte apresentamos três textos que discutem os fundamentos da Metodologia de Projetos usando tecnologias, a Internet na educação: novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico, a importância que tem a Internet na escola, ferramentas oferecidas, a incorporação e a utilização da Internet na escola e nas atividades curriculares, por meio de pesquisas livres e direcionadas. Aborda a aprendizagem baseada em projetos, os fundamentos da metodologia da Webquest, a incorporação da Internet na aprendizagem com projetos Webquest, como metodologia de pesquisa orientada no trabalho do professor. A segunda parte apresenta a metodologia sendo aplicada na prática pedagógica: relato de experiências, organização da pesquisa, processo de construção e execução dos projetos pelos professores, como a Internet e outros recursos tecnológicos foram utilizados e o que contribuíram com os projetos, as dificuldades encontradas durante a pesquisa, aprendizagem do aluno e o que aconteceu de diferente, momentos de interdisciplinaridade e o processo de execução dos projetos selecionados, concluindo com a análise da pesquisa do estudo de caso realizado.
Abstract: The texts and projects presented in this book result from the produced reflections and practices on the topic Projects involving the use of Information Technologies and Communication in Education, focusing on the use of the Internet incorporated into teaching practice and activities in the various curriculum areas. Discusses learning from educational activities, involving targeted research in learning environments with technologies enabling the construction of knowledge. Analyzes the methodology of projects using technology as an educational alternative to Internet use in the construction of knowledge, student interaction with diverse forms of communication and information, and may change the way teachers work its class. The book is organized into two parts. In the first part we present three texts that discuss the fundamentals of Project Methodology using technologies, the Internet in Education; new ways of learning, needs and skills in the pedagogical practice, the importance of the Internet in school, offered tools, incorporation and the Internet use in school and extracurricular activities, through free and targeted research. Addresses the project-based learning, the foundations of the Webquest methodology, Internet incorporation in learning with Webquest projects, such as research methodology focused on the teacher's work. The second part presents the methodology being applied in teaching practice: report of experiences, organization of research, the construction process and implementation of projects by teachers such as the Internet and other technological resources have been used and which contributed to the project, difficulties encountered during the research, student learning and what happened differently, interdisciplinary moments and the process of implementation of the selected projects, concluding with the analysis of research conducted case study.
Palavras-chave: Internet – Projetos
Metodologia
Formação de professores - Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Editora da Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: EDUFAL
Citação: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; VIANA, Maria Aparecida Pereira (org.). Projetos utilizando internet: a metodologia Webquest na prática. Maceió: EDUFAL, 2004. ISBN 85-7177-187-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1331
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projetos utilizando internet a metodologia Webquest na prática.pdf17.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.