Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1329
metadata.dc.type: Livro
Title: Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação
metadata.dc.creator: Mercado, Luís Paulo Leopoldo (org.)
metadata.dc.description.resumo: Apresenta os resultados das pesquisas envolvendo Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores e traz estudos sobre fundamentos e metodologias sobre o uso das TIC na formação de educadores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como apoio à formação presencial, semi-presencial e à distância online. Destaca experiências que mostram melhoria das condições didático-pedagógicas na utilização das TIC nas atividades presenciais e/ou a distância pelos professores, proporcionando condições para a criação e implantação de novos cursos de graduação, extensão e pós-graduação na modalidade a distância.Relata ações de formação de professores para a utilização de ambientes de aprendizagem nos cursos envolvendo EAD: organização, gerenciamento e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância, oferta de suporte na produção de material didático para EAD. Capítulos: Perspectivas atuais para formação de professores na Sociedade da Informação; Incorporação das tecnologias de informação e comunicação na escola pública; Reinventando a história em quadrinhos na sala de aula; Comunidade virtual de aprendizagem: uma aprendizagem colaborativa; Letramento digital e educação; A utilização de software livre na disciplina de História da Educação Brasileira: suporte na avaliação formativa no Curso de Pedagogia da UECE; Uma abordagem na tutoria a distância; Internet na EAD na disciplina Informática Educativa do Curso de Pedagogia a Distância da UFAL; Utilização do ambiente virtual de aprendizagem na formação de professores; Contribuições da tutoria no ensino aprendizagem dos professores cursistas no Proformação; Tutoria a distância no ensino de Matemática; Análise do Curso de Formação Docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Institucionalização da educação a distância na universidade pública: o caso da UFAL.
Abstract: It presents the results of research involving information and communication technologies in teacher training and brings studies on fundamentals and methodologies on the use of ICT in teacher training in the various spaces of learning, supported in virtual environments, such as support for classroom training, semi-classroom and distance online. Highlights experiences that show improvement of didactic and pedagogical conditions in the use of ICT in classroom activities and / or the distance by teachers, providing conditions for the creation and implementation of new undergraduate, extension and graduate in the mode distância.Relata actions teacher training for the use of learning environments in courses involving EAD: organization, management and monitoring of the teaching-learning process in the distance, offering support in producing educational materials for distance learning. Chapters: Current perspectives for teacher training in the Information Society; Incorporation of information and communication technologies in public schools; Reinventing comics in the classroom; virtual learning community: a collaborative learning; digital literacy and education; The use of free software in the discipline of History of Brazilian Education: support in the formative assessment in the UECE Education Course; One approach to mentoring the distance; Internet EAD in Educational Computing discipline of the School of Education's Distance UFAL; Use of the virtual learning environment in teacher education; Contributions mentoring in teaching learning course participants teachers in Proformação; Mentoring the distance in mathematics education; Teacher Training Course of analysis for the use of Information and Communication Technologies; Institutionalization of distance education at a public university: the case of UFAL.
Keywords: Educação a distância
Professores – Formação
Tecnologia da informação e comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Editora da Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: EDUFAL
Citation: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2007. ISBN 978-85-7177-346-2
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1329
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Livros e Capítulos de Livros - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.