00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1299
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento curricular contemporâneo na formação dos cursos de graduação em enfermagem em universidades públicas
Título(s) alternativo(s): Contemporary curricular thinking and nursing education in public universities
Autor(es): Silva, Elizabete Noemia da
Primeiro Orientador: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Ana Márcia Tenório de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Abrão, Fátima Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Nadia Mara da
Resumo: O moderno e pós-moderno no desenvolvimento curricular na formação do enfermeiro em retrospectiva de práticas curriculares se faz campo recontextualizador das políticas DCENF e, da política de incentivo e indução frente à reorientação nacional da formação profissional em saúde. Nesta investigação da linha Currículo e Processo de Ensino-Aprendizagem na formação em saúde a problematização fora os enunciados da Ciência da Enfermagem e do trabalho SUS na formação do graduando em enfermagem. O lócus, os Cursos de Graduação de Enfermagem de duas universidades pública do Estado de Pernambuco Campi Metropolitano do Recife-PE e período de realização abril a junho de 2013. Objetivou-se investigar, mapear e registrar singularidades nos projetos educativos perfil de egressos com formação humanista, crítico, reflexiva, responsabilização a consolidação de recursos humanos ao Sistema Único de Saúde. Para o fim proposto, a opção, estudo descritivo quantitativo e qualitativo com método de abordagem mista por modelo dialógico: as descrições dos dados sob a forma de palavras, número, enunciados descritivos de relações entre variáveis de características quantitativa e qualitativa com base nos construtos teóricos de Basil Bernstein, Foucault, Peterson e Zderad. O aporte teórico da Teoria do Discurso Pedagógico, da Prática Humanista de Enfermagem, e do Discurso de Foucault e os estudiosos das correntes teóricas crítica e pós-crítica de currículo; o plano de análise fundamentado no simbólico numérico, estatística descritiva, Análise Documental exploratória comparativa e descritiva analítica por Analise Crítica do Discurso em perspectiva foucaultiana. Verificou-se no campo de pesquisa o desenvolvimento, momento histórico de mudança curricular intermediado pelo controle central e poder da municipalidade local; no processo de recontextualização em desenvolvimento nos currículos forte classificação e enquadramento do método de seleção de conhecimento com base na tecnologia SUS; hierarquização e separação nas relações do processo de escolarização e deslocamento na função de enunciador de práticas curriculares por ordenamento de colegiado de curso, NDE, coordenador de módulo, tutores; homogeneização de currículo nas IES; silenciamento de processos materiais e simbólicos de classe e gênero no desenvolvimento de currículo; a sequência enunciativa educação integração ensino e serviço, problematização pedagógica por realidade de serviço, responsabilização SUS e o desfocar a moral e da ética emergem como recursos discursivos pedagógicos progressistas da educação do enfermeiro no Século XXI. Pensamento de segurança e proteção à vida no perfil do egresso, para além do currículo comunidade na rota reflexividade do ethos da formação voltado ao cuidado integral inclusive com respeito à prática liberdade do indivíduo e desconstrução do pensamento patológico. Minimizando a pedagogia cultural na área de saúde de classificação e enquadramento de sujeito. Por sua vez, desloca a polêmica humanização e acolhimento na direção do real da prática do trabalho SUS: mobilização, controle social, provisão e produção de serviços públicos de saúde e educação, num movimento de consolidação, materialidade da significação integralidade de atenção à saúde, educação integral do interesse do público em geral na qualificação do Sistema Único de Saúde como bem material e imaterial da humanidade.
Abstract: The modern and postmodern in nursing education practices based in curriculum development of the practices makes DCENF recontextualizer field of politics and national reorientation of education for health professionals. In this investigation of Curriculum and Teaching - Learning Process line in health education outside the problematic utterances of Science in Nursing and Unified Health System work. The locus was the Undergraduate Nursing in two public universities at Campus Metropolitan Recife in the State of Pernambuco and had the realization period from April to June 2013. This study aimed to investigate , map and record singularities in educational programs for graduates profile with humanistic education , critical, reflective , accountability consolidation of human resources to the National Health System to the proposed order , the option , quantitative and qualitative descriptive study with method mixed approach dialogic model . It describes the data as words, numbers, descriptive statements of relationships between variables of quantitative and qualitative features of the Basil Bernstein theoretical constructs, Foucault , and Peterson Zderad . The theoretical framework of the Pedagogic Discourse Theory, of Humanistic Nursing Practice and Foucault Discourse and scholars of critical theoretical perspectives and post-critical curriculum. The analysis plan based on the numeric symbolic, descriptive statistics , comparative exploratory descriptive analytical Document Analysis and Critical Analysis of Discourse in Foucault's perspective. It was found in the search field historic moment curricular change brokered between central control and power of the local municipality , in the process of developing curriculum recontextualization of the Unified Health System selection knowledge method based in technology , the relationships between content the essential core of the discipline of nursing fundamentals, administration and nursing education in poor pacing of their teaching objects, hierarchy and separation in the relations of the schooling process in the role of the enunciator of curriculum planning practices by collegiate course , NDE coordinator module tutors ; homogenization of curriculum in HEIs ; silencing material and symbolic of class and gender in curriculum development processes and the integration of teaching expository sequence education and service, teaching by questioning the reality of service, accountability and SUS blur the moral and ethical emerge as progressive pedagogical discursive resources education of nurses in the XXI Century . Thinking of safety and protection to life in the egress profile in addition to the curriculum in community reflexivity route ethos returned to full training including with respect to the practical freedom of the individual and deconstruction of pathological careful thought. Minimizing cultural pedagogy in health classification and framing of the subject. In turn , shifts the debate toward humanization and host of the real work practice Unified Health System : mobilization , social control , provision and delivery of public health services and education , a consolidation movement , materiality of signification comprehensiveness of health care , integral education of the general public interest in the qualifications of the Health System as well as material and immaterial of humanity .
Palavras-chave: Currículos
Educação em Enfermagem
Educação sanitária
Curriculum
Nursing Education
Health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SILVA, Elizabete Noemia da. Pensamento curricular contemporâneo na formação dos cursos de graduação em enfermagem em universidades públicas. 2014. 338 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. Acompanha 1 produto acadêmico com o título: Dossiê avaliação formativa.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1299
Data do documento: 3-fev-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.