Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1297
metadata.dc.type: Livro
Title: Formação professores: política e profissionalização
metadata.dc.creator: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
Kullok, Maísa Brandão Gomes
metadata.dc.description.resumo: Aborda a formação dos profissionais da educação, seus problemas, suas dificuldades, e suas doenças ocupacionais não teremos como interferir nem como contribuir para uma mudança no quadro educacional do país. Discute a formação do professor no mundo moderno, a crise do professorado e a questão da sua profissionalização na sociedade atual e apresenta questões relacionadas à Formação Inicial e à Formação Continuada de Professores. Capítulos: Formação de professores: política e profissionalização; Formação continuada: um espaço de construção de saberes necessários ao educador de jovens e adultos; Educação a distância na formação de professores;Uma abordagem sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na formação do professor;O papel social da universidade: reflexões acerca da formação do professor; Chat como ferramenta pedagógica na aprendizagem e no trabalho docente; Uma experiência em formação de professores a distância: o curso TV na Escola e os Desafios de Hoje; Refletindo sobre a formação continuada dos professores da EJA no município de Maceió; A afetividade como mediação no processo formativo para alfabetizadores de pessoas jovens e adultas;As políticas recentes para a formação dos professores da educação básica no Brasil; Formação de professores em serviço: curso de graduação em Pedagogia a distância da Ufal.
Abstract: Addresses the training of education professionals, their problems, their difficulties, and their occupational diseases will not have to interfere with or to contribute to a change in the educational situation of the country. Discusses teacher education in the modern world, the teachers of the crisis and the issue of professionalization in today's society and presents issues related to the Initial Training and Continuing Teacher Education. Chapters: Teacher education: policy and vocational training; continuing education: a building space of knowledge needed for youth and adult educator; Distance education in teacher training; An approach on Information and Communication Technologies in teacher education; The social role of the university: reflections on teacher training; Chat as a pedagogical tool in learning and teaching work; An experience in training teachers in the distance: the TV course at the School and Today's Challenges; Reflecting on the ongoing training of adult education teachers in the city of Maceio; The affectivity as a mediator in the formation process of literacy of young people and adults; Recent policies for the training of teachers of basic education in Brazil; Training of teachers in service: undergraduate degree in Pedagogy distance of Ufal.
Keywords: Educação
Professores – Formação
Política educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Editora da Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: EDUFAL
Citation: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; KULLOK, Maísa Brandão Gomes (Org.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: PPGE/CEDU : EDUFAL, 2004. ISBN 85-7177-202-1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1297
Issue Date: 2004
Appears in Collections:Livros e Capítulos de Livros - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação de professores política e profissionalização.pdf13,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.