00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antonio José Ornellas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Serra, Kleber Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763135856142994pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418pt_BR
dc.creatorSouza, Rodrigo Baldow de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7464451242948613pt_BR
dc.date.accessioned2016-03-14T20:46:51Z-
dc.date.available2016-03-11-
dc.date.available2016-03-14T20:46:51Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Baldow de. Um teatro sobre o caso Galileu: a peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1244-
dc.description.abstractThis work concerns a theatrical text upon an historical moment known as 'The Galileo Case'. This relevant episode of the history of science played a very central role in the context of the development of the ideas concerning the birth of both, the Classical Physics and the Telescopic Astronomy. In order to elaborate the theatrical piece we proceed to a confrontation among several reference frames provided by diversified authors like Geymonat (1997), Reston Jr (1995), Koyré (2009), Drake (1981), Banfi (1949), Santillana (1960), Redondi (1990), Shea (1973), among others. Concerning the organization and construction of a dramatic theatrical text, properly said, we follow the seminal works due to Ball (2011). With respect to the Didactic Theatrical Piece we follow the seminal works due to Bertolt Brecht (1967; 1978), to Koudela (1992; 2007; 2010) and to Steinweg (1992). The works of these last three authors constituted the theoretical foundation in order to construct the theatrical activity, properly said. The students which constituted the control group were invited to read the theatrical piece and after this reading they were invited to answer a formulary with selected questions about the content of the piece. The corresponding collected answers were analyzed and categorized in the light of the following criteria: (i) the real contribution of the activity for the construction of students' knowledge; (ii) the real changes with respect to their a priori conception of the nature of science. Starting from the analysis of the obtained results we conclude that the adopted pedagogical practice was well successful to provide important changes concerning a better conception on the nature of science by the students. Besides this, we also conclude that the dramatic theatrical piece represents a good possibility to providing the overcoming of distorted conceptions on the nature of science and for the study of epistemological questions emerging from the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectRevolução científicapt_BR
dc.subjectBrecht, Bertoltpt_BR
dc.subjectTeatro científicopt_BR
dc.subjectScientific Theatrept_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectScientific Revolutionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm teatro sobre o caso Galileu: a peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica.pt_BR
dc.title.alternativeA theater about the Galileo case: the didactic theatrical piece Brecht as tool of scientific dissemination.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, construímos um Texto Teatral que aborda o momento histórico conhecido como O Caso Galileu. Este episódio desempenhou papel importantíssimo no desenvolvimento das ideias relacionadas ao nascimento de ambas, à Física Clássica e à Astronomia Telescópica, e, deste modo, teve grande relevância para a História da Ciência. Foram incorporados e confrontados no processo de elaboração da parte escrita da peça intitulada "A Matuta e O Caso Galileu" quadros conceituais teóricos sobre a vida e a obra do filósofo florentino como aqueles propiciados por Geymonat (1997), Reston Jr (1995), Koyré (2009), Drake (1981), Banfi (1949), Santillana (1960), Redondi (1990), Shea (1973), entre outros. No que concerne à formatação de um Texto Teatral dramático nos orientamos pelo trabalho seminal de Ball (2011). A Peça Didática de Bertolt Brecht (1967; 1978) e os trabalhos de Koudela (1992; 2007; 2010) e de Steinweg (1992) constituíram-se na fundamentação teórica propriamente dita da atividade teatral a ser realizada. Além disso, foi aplicado um questionário com os estudantes após discutirem o Texto Teatral, e suas respostas foram categorizadas e analisadas verificando-se a contribuição da atividade na construção de conhecimentos relacionados ao tema em questão, assim como às mudanças de algumas de suas visões sobre a natureza do empreendimento científico. A partir das análises dos dados, essa prática pedagógica proporcionou mudanças, ainda que parciais, nas visões deformadas dos estudantes/atuantes acerca da natureza da Ciência como também propiciou uma compreensão mais adequada dos mesmos acerca das questões epistemológicas suscitadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um teatro sobre o caso Galileu: a peça didática de Brecht como instrumento de divulgação científica.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.