00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9429
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hortas hidropônicas sustentáveis – um estudo de caso do projeto Amitis da Enactus UFAL
Título(s) alternativo(s): Sustainable hydroponic gardens – a case study of the Amitis project by Enactus UFAL
Autor(es): Santos, Cinthia Thatiana Brasil dos
Santos, Julio Gladston Ribeiro
Primeiro Orientador: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee1: Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva
Resumo: Este projeto vem mostrar ao público como acontece o projeto desenvolvido pela Enactus UFAL na cidade de Maceió, a Enactus é uma organização internacional dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora, o presente trabalho foi desenvolvido com base de pesquisa e desenvolvimento científico, a implantação do mesmo em escolas da rede pública da cidade de Maceió, tem como objetivo reduzir gastos com compras de alimentos que podem ser produzidos em um curto espaço de tempo, e além disso tem como grande poder a forma com que as próprias crianças das escolas participam na criação da horta e da grande carga de educação ambiental que os mesmos recebem ao produzirem a hortas, um grande enriquecimento nas aulas de geografia e de outras disciplinas escolares. O método utilizado para a criação deste projeto foi uma pesquisa bibliográfica científica em artigos e trabalhos já publicados na área da pesquisa, para fazer um aprofundamento ao tema deste trabalho, além das visitas de campo nas escolas onde o projeto Amitis era desenvolvido. Os resultados obtidos foram nas próprias escolas onde o projeto está instalado, houve uma redução nos gastos com alimentos e as crianças tiveram um grande aprendizado com as aulas de educação ambiental e na prática do projeto ao qual elas mesmos fizeram com auxílio dos voluntários da Enactus UFAL. O projeto é de extrema importância não só para as escolas mais sim para todos que fazem parte dele, é extremamente importante falarmos de educação ambiental e de alimentação saudável, e mostrar através do trabalho que se pode desenvolver na sociedade, assim como a Enactus UFAL fez nas escolas o projeto é simples e pode ser desenvolvido em qualquer lugar tendo os materiais e os instrumentos necessário.
Abstract: This project comes to show the public how the project developed by Enactus UFAL happens in the city of Maceió, Enactus is an international organization dedicated to inspiring students to improve the world through entrepreneurial action, this work was developed based on research and development scientific research, its implementation in public schools in the city of Maceió, aims to reduce spending on food purchases that can be produced in a short period of time, and the way in which the children themselves of the schools participate in the creation of the vegetable garden and in the great load of environmental education they receive when producing the vegetable gardens, a great enrichment in geography classes and other school subjects. The method used to create this project was a scientific bibliographic research in articles and works already published in the research area, to deepen the theme of this work, in addition to field visits in schools where the Amitis project was developed. The results obtained were in the schools where the project is installed, there was a reduction in food expenses and the children had a great learning experience with the environmental education classes and in the practice of the project, which they themselves did with the help of Enactus volunteers. UFAL The project is extremely important not only for schools but for everyone who is part of it, it is extremely important to talk about environmental education and healthy eating, and show through the work that can be developed in society, as well as Enactus-UFAL made in schools the project is simple and can be developed anywhere with the necessary materials and instruments.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Escolas públicas - Maceió (AL)
Projeto Amitis - Enactus
Hortas comunitárias
Alimentação saudável
Environmental education
Public Schools - Maceió (AL)
Amitis Project - Enactus
Community gardens
Healthy eating
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SANTOS, Cinthia Thatiana Brasil dos ; SANTOS, Julio Gladston Ribeiro. Hortas hidropônicas sustentáveis – um estudo de caso do projeto Amitis da Enactus UFAL. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharelado em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9429
Data do documento: 27-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hortas hidropônicas sustentáveis – um estudo de caso do projeto Amitis da Enactus - UFAL.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.