00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras: uma análise crítica do REUNI/UFAL – 2007-2010. Possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): Reestructuring and Expansion Programs of Brazilian Federal Universities a critical analysis of REUNI/UFAL - 2007 - 2010. Possibility and challenges
Autor(es): Sobral, Adriana Ricardo
Primeiro Orientador: Tavares, Maria das Graças Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Andreia Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar a expansão e a reestruturação da educação Superior brasileira, principalmente a ocorrida na Universidade Federal de Alagoas, após a inserção desta Instituição no Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Brasileiras, o REUNI, em 2007. O estudo analítico dos fatos históricos, análise de dados estatísticos e de documentos oficiais deram corpo a esta dissertação. O primeiro momento desta dissertação foi o estudo histórico das políticas públicas educacionais direcionadas ao ensino superior brasileiro, enfatizando as políticas públicas educacionais oficializadas na década de 60, do século XX, até a redemocratização política brasileira, a partir de 1985. A análise documental do Decreto nº 6.096 de 2007, o REUNI- Nacional foi o foco do segundo capítulo. Como o REUNI- Nacional foi aprovado no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as políticas públicas educacionais ocorridas neste governo tiveram uma análise mais aprofundada. Os processos históricos de expansão e reestruturação da UFAL foram estudados no terceiro capítulo, que também englobou uma análise dos dados estatísticos dos números que comprovaram a expansão da UFAL após a aprovação do REUNI. As mudanças ocorridas na UFAL no período de 2007 a 2010 mostram que essa Instituição de Ensino Superior tem um papel de suma importância para o crescimento econômico e social do estado de Alagoas.
Abstract: This thesis aims to analyze the expansion and restructuring of higher education in Brazil, mainly ocurred at te Federal University of Alagoas, after entering this institution in Expansion and Restructuring of the Brazilian Public Universities, the REUNI in 2007. The analytical study of historical facts, statistics and analysis of official documents gave substance to this dissertation. The first time this thesis was to study history of educational public policies directed to Higher Education in Brasil, emphasizing the educational policies made official in the 60s of the twentienth century, to political democratization in Brazil, since 1985. Document analysis of Decree nº 6.096, 2007, REUNI- National was the focus of the second chapter. As the REUNI- National was approved by the government of President Luiz Inacio Lula da Silva, the educational policies that have occurred in this government had a more thorough analysis. The historical processes of expansion and restructuring of UFAL were studied in the third chapter, which also includes an analysis of statistical the numbers proved that the expansion of UFAL after approval of the REUNI. The changes in UFAL the period 2007 to 2010 show that this higher education institution has a role of paramount importance for the economic and social growth of the state of Alagoas.
Palavras-chave: Educação Superior
Reestruturação
Políticas Públicas Educacionais
Expansão
Higher Education
Restructuring
Expansion
Public Educational Policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOBRAL, Adriana Ricardo. Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras: uma análise crítica do REUNI/UFAL – 2007-2010. Possibilidades e desafios. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9199
Data do documento: 14-fev-2012
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