00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Maria das Graças Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199281307739063pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andreia Ferreira da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9574-3808pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044283534835116pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Antonieta Albuquerque de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267237801747045pt_BR
dc.creatorSobral, Adriana Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732524904912118pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:25:55Z-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-06-07T16:25:55Z-
dc.date.issued2012-02-14-
dc.identifier.citationSOBRAL, Adriana Ricardo. Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras: uma análise crítica do REUNI/UFAL – 2007-2010. Possibilidades e desafios. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9199-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the expansion and restructuring of higher education in Brazil, mainly ocurred at te Federal University of Alagoas, after entering this institution in Expansion and Restructuring of the Brazilian Public Universities, the REUNI in 2007. The analytical study of historical facts, statistics and analysis of official documents gave substance to this dissertation. The first time this thesis was to study history of educational public policies directed to Higher Education in Brasil, emphasizing the educational policies made official in the 60s of the twentienth century, to political democratization in Brazil, since 1985. Document analysis of Decree nº 6.096, 2007, REUNI- National was the focus of the second chapter. As the REUNI- National was approved by the government of President Luiz Inacio Lula da Silva, the educational policies that have occurred in this government had a more thorough analysis. The historical processes of expansion and restructuring of UFAL were studied in the third chapter, which also includes an analysis of statistical the numbers proved that the expansion of UFAL after approval of the REUNI. The changes in UFAL the period 2007 to 2010 show that this higher education institution has a role of paramount importance for the economic and social growth of the state of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectReestruturaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectRestructuringpt_BR
dc.subjectExpansionpt_BR
dc.subjectPublic Educational Policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePrograma de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras: uma análise crítica do REUNI/UFAL – 2007-2010. Possibilidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeReestructuring and Expansion Programs of Brazilian Federal Universities a critical analysis of REUNI/UFAL - 2007 - 2010. Possibility and challengespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo analisar a expansão e a reestruturação da educação Superior brasileira, principalmente a ocorrida na Universidade Federal de Alagoas, após a inserção desta Instituição no Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Brasileiras, o REUNI, em 2007. O estudo analítico dos fatos históricos, análise de dados estatísticos e de documentos oficiais deram corpo a esta dissertação. O primeiro momento desta dissertação foi o estudo histórico das políticas públicas educacionais direcionadas ao ensino superior brasileiro, enfatizando as políticas públicas educacionais oficializadas na década de 60, do século XX, até a redemocratização política brasileira, a partir de 1985. A análise documental do Decreto nº 6.096 de 2007, o REUNI- Nacional foi o foco do segundo capítulo. Como o REUNI- Nacional foi aprovado no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as políticas públicas educacionais ocorridas neste governo tiveram uma análise mais aprofundada. Os processos históricos de expansão e reestruturação da UFAL foram estudados no terceiro capítulo, que também englobou uma análise dos dados estatísticos dos números que comprovaram a expansão da UFAL após a aprovação do REUNI. As mudanças ocorridas na UFAL no período de 2007 a 2010 mostram que essa Instituição de Ensino Superior tem um papel de suma importância para o crescimento econômico e social do estado de Alagoas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.