00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13425
Tipo: Dissertação
Título: A importância do ensino da pontuação nas séries iniciais: fundamentos para a compreensão e expressão escrita
Autor(es): Brandão, Bruna Lays Alencar
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Adna de Almeida
Resumo: Esta pesquisa investiga os métodos de ensino entre pesquisadores e professores brasileiros ao ensinar a pontuação nos anos iniciais em escolas públicas e privadas. O objetivo principal foi revisar a literatura brasileira acerca da pontuação em contexto escolar de aprendizagem inicial da língua escrita. Para observar em quais critérios os pesquisadores se basearam em suas pesquisas, foi feito um recorte temporal dos últimos 20 anos (2000 a 2020) dos principais autores dessa época, tendo como apoio teórico autores que traçam uma linha histórica e conceitual acerca do surgimento da pontuação até os dias atuais. Esta investigação tem como aporte teórico apenas pesquisadores brasileiros, por acreditarmos que este tema seja relevante tanto para a pesquisa acadêmica, quanto para os professores em formação. Esta investigação se apoiou em artigos de revistas eletrônicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Para as discussões teóricas, consideram-se autores como Rocha (1997), que destaca o surgimento tardio dos sinais de pontuação e as incertezas em sua evolução histórica. Em Leal e Guimarães (1999), tentamos compreender os principais desafios que os professores dos anos iniciais possuem quanto ao ensino da pontuação, pois as autoras esclarecem que os professores não dominam as regras normativas e a prática das atividades são construídas em sentenças isoladas. Ao passo que o ensino da pontuação se modifica, Vieira (2012) apresenta em seu trabalho a percepção que as crianças trazem em seus textos através de questionamentos e diálogos durante as atividades de escrita. Em Dahlet (2002) e Saleh (2017), a pontuação enunciativa e a configuração das narrativas em notícias infantis é um estudo que tem como base o discurso na construção dos efeitos de sentido no processo de aquisição da linguagem. Em Chacon (2003), a oralidade e letramento na construção da pontuação fazem parte desde os gêneros textuais específicos até em produções escritas do dia a dia das crianças. Espera-se que esta pesquisa venha contribuir para o ensino da pontuação em diferentes níveis escolares dos anos iniciais, e que as metodologias apresentadas contribuam com a aprendizagem dos alunos, desvelando a importância no domínio e reflexão dos usos e funções que os sinais exercem em cada gênero específico. É importante salientar que, nas análises feitas, os autores mencionados nesta pesquisa enfatizam que texto e pontuação caminham do mesmo lado e sua função maior é fazer enxergar, através dos ensinamentos dos professores em sala, a pontuação como marca visível ao texto. Ao passo que a sociedade evolui, ensinar a criança a refletir e construir seus próprios textos e a pontuar fará com que os alunos sejam seus próprios autores, impulsionando os discentes à criticidade e ao domínio das normas gramaticais aprendidas em sala de aula.
Abstract: This research investigates teaching methods among Brazilian researchers and teachers when teaching punctuation in the early years of public and private schools. The main objective was to review Brazilian literature on punctuation in the context of initial learning of written language in schools. In order to observe the criteria on which researchers based their research, a temporal cut was made of the last 20 years (2000 to 2020) focusing on the main authors of that period, with theoretical support from authors who trace a historical and conceptual line regarding the emergence of punctuation up to the present day. This investigation is based solely on Brazilian researchers, as we believe that this topic is relevant both for academic research and for teachers in training. This research relied on articles from electronic journals, master's dissertations, and doctoral theses. For theoretical discussions, authors such as Rocha (1997) are considered, highlighting the late emergence of punctuation marks and uncertainties in their historical evolution. In Leal and Guimarães (1999), an attempt is made to understand the main challenges that early years teachers face in teaching punctuation, as the authors clarify that teachers do not master the normative rules and that practice activities are constructed in isolated sentences. As punctuation teaching evolves, authors like Vieira (2012) present in their work the perception that children bring to their texts through questioning and dialogue during writing activities. In Dahlet (2002) and Saleh (2017), enunciative punctuation and the configuration of narratives in children's news are studied, based on discourse in the construction of meaning effects in the language acquisition process. In Chacon (2003), orality and literacy in the construction of punctuation are part of specific textual genres and in the everyday written productions of children. It is expected that this research will contribute to the teaching of punctuation at different school levels in the early years, and that the presented methodologies will contribute to the students' learning, revealing the importance of mastering and reflecting on the uses and functions that punctuation marks have in each specific genre. It is important to emphasize that in the analyses conducted, the authors of this research emphasize that text and punctuation go hand in hand, and their main function is to make visible, through the teachers' teachings in the classroom, punctuation as a visible mark in the text. As society evolves, teaching children to reflect on and construct their own texts and punctuate them will empower students to become their own authors, fostering critical thinking and mastery of the grammar rules learned in the classroom.
Palavras-chave: Pontuação
Ensino
Textos
Punctuation
Teaching
Text
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BRANDÃO, Bruna Lays Alencar. A importância do ensino da pontuação nas séries iniciais: fundamentos para a compreensão e expressão escrita. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13425
Data do documento: 27-jul-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do ensino da pontuação nas séries iniciais_fundamentos para a compreensão e expressão escrita.pdfA importância do ensino da pontuação nas séries iniciais: fundamentos para a compreensão e expressão escrita785.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.