00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cegueira botânica: uma abordagem prática em um ambiente não formal
Título(s) alternativo(s): Botanical blindness: a practical approach in an non formal environment
Autor(es): Lima, Eduardo Paulo da Silva
Primeiro Orientador: Mendonça, Luana Marina de Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Pantaleão, João Alberto Farinelli
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Aleilson da Silva
Resumo: O presente trabalho visa a descrever minha experiência durante o estágio supervisionado em ambientes não formais realizado no Arboretum da Universidade Federal de Alagoas e a importância desse ambiente como um espaço não formal de auxílio na diminuição da cegueira botânica. O estágio supervisionado é um elemento crucial para a aprendizagem da profissão docente e construção da identidade profissional, sendo ele o principal responsável por conectar a teoria com a prática docente. O estágio supervisionado pode ser desenvolvido em espaços formais e não formais de ensino e, esses últimos oferecem oportunidades de engrandecimento profissional e ampliação da visão do que é ensinar ajudando a consolidar a ideia de que o lugar de estagiar e o lugar de ensinar não precisam ser necessariamente uma sala de aula formal. O estágio no Arboretum foi realizado durante o semestre letivo de 2022.1 e envolveu a manutenção do espaço físico, a recepção de turmas do ensino infantil e ensino médio e a construção de um roteiro para auxiliar no uso futuro do Arboretum. A partir da experiência nesse espaço não formal foi possível compreender a importância do estágio supervisionado na minha formação como futuro docente, observando algumas dificuldades como a aparente falta de interesse dos alunos nos assuntos trabalhados durante a visita e o tempo curto de visitação que implicou em adaptabilidade ao roteiro. A experiência também proporcionou uma maior compreensão da importância do Arboretum da UFAL não apenas como espaço de resguardo de espécies nativas da Mata Atlântica brasileira, mas como espaço múltiplo de ensino, especialmente de Botânica, possibilitando uma maior aproximação entre estagiários, docentes e alunos do ensino básico com esse tema considerado difícil e, às vezes, desinteressante. Portanto, o Arboretum representa um local indispensável na construção docente dentro da perspectiva de um espaço não formal e também como uma ferramenta multipla para tratar assuntos diversos como recursos e impactos ambientais e, principalmente, para o ensino Botânica, possuindo grande potencial para ajudar na diminuição da cegueira botânica.
Abstract: The present work aims to describe my experience during the supervised internship in non-formal environments held at the Arboretum of the Federal University of Alagoas and the importance of this environment as a non-formal space to help reduce botanical blindness. The supervised internship is a crucial element for learning the teaching profession and building a professional identity, as it is primarily responsible for connecting theory with teaching practice. The teaching internship can be developed in formal and non-formal teaching spaces and, the latter offer opportunities for professional advancement and broadening the vision of what teaching is, helping to consolidate the idea that the place of internship and the place of teaching do not need to be necessarily a formal classroom. The internship at the Arboretum took place during the 2022.1 semester and involved maintaining the physical space, hosting kindergarten and high school classes, and building a script to assist in the future use of the Arboretum. From the experience in this non-formal space, it was possible to understand the importance of the supervised internship in my training as a future teacher, observing some difficulties such as the apparent lack of interest of the students in the subjects covered during the visit and the short visitation time that implied adaptability to the script. The experience also provided a greater understanding of the importance of the Arboretum-UFAL, not only as a space for the protection of native species of the Brazilian Atlantic Forest, but as a multiple teaching space, especially Botany, enabling a greater approximation between interns, teachers and students with this subject considered difficult and sometimes uninteresting. Therefore, the Arboretum represents an indispensable place for teaching construction within the perspective of a non-formal space and as a multiple tool to deal with diverse subjects such as resources and environmental impacts and, mainly, for teaching Botany, having great potential to help in the reduction of botanical blindness.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Arboretum – Universidade Federal de Alagoas
Cegueira botânica
Ensino de botânica
Supervised internship
Arboretum – Federal University of Alagoas
Botanical blindness
Botany teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: LIMA, Eduardo Paulo da Silva. Cegueira botânica: uma abordagem prática em um ambiente não formal. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12809
Data do documento: 2-jun-2022
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