00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Luana Marina de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3587413786768357pt_BR
dc.contributor.referee1Pantaleão, João Alberto Farinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0725296890406165pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092674301849862pt_BR
dc.creatorLima, Eduardo Paulo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4800079842673048pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T14:54:06Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2023-12-18T14:54:06Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Paulo da Silva. Cegueira botânica: uma abordagem prática em um ambiente não formal. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12809-
dc.description.abstractThe present work aims to describe my experience during the supervised internship in non-formal environments held at the Arboretum of the Federal University of Alagoas and the importance of this environment as a non-formal space to help reduce botanical blindness. The supervised internship is a crucial element for learning the teaching profession and building a professional identity, as it is primarily responsible for connecting theory with teaching practice. The teaching internship can be developed in formal and non-formal teaching spaces and, the latter offer opportunities for professional advancement and broadening the vision of what teaching is, helping to consolidate the idea that the place of internship and the place of teaching do not need to be necessarily a formal classroom. The internship at the Arboretum took place during the 2022.1 semester and involved maintaining the physical space, hosting kindergarten and high school classes, and building a script to assist in the future use of the Arboretum. From the experience in this non-formal space, it was possible to understand the importance of the supervised internship in my training as a future teacher, observing some difficulties such as the apparent lack of interest of the students in the subjects covered during the visit and the short visitation time that implied adaptability to the script. The experience also provided a greater understanding of the importance of the Arboretum-UFAL, not only as a space for the protection of native species of the Brazilian Atlantic Forest, but as a multiple teaching space, especially Botany, enabling a greater approximation between interns, teachers and students with this subject considered difficult and sometimes uninteresting. Therefore, the Arboretum represents an indispensable place for teaching construction within the perspective of a non-formal space and as a multiple tool to deal with diverse subjects such as resources and environmental impacts and, mainly, for teaching Botany, having great potential to help in the reduction of botanical blindness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectArboretum – Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectCegueira botânicapt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectArboretum – Federal University of Alagoaspt_BR
dc.subjectBotanical blindnesspt_BR
dc.subjectBotany teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleCegueira botânica: uma abordagem prática em um ambiente não formalpt_BR
dc.title.alternativeBotanical blindness: a practical approach in an non formal environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa a descrever minha experiência durante o estágio supervisionado em ambientes não formais realizado no Arboretum da Universidade Federal de Alagoas e a importância desse ambiente como um espaço não formal de auxílio na diminuição da cegueira botânica. O estágio supervisionado é um elemento crucial para a aprendizagem da profissão docente e construção da identidade profissional, sendo ele o principal responsável por conectar a teoria com a prática docente. O estágio supervisionado pode ser desenvolvido em espaços formais e não formais de ensino e, esses últimos oferecem oportunidades de engrandecimento profissional e ampliação da visão do que é ensinar ajudando a consolidar a ideia de que o lugar de estagiar e o lugar de ensinar não precisam ser necessariamente uma sala de aula formal. O estágio no Arboretum foi realizado durante o semestre letivo de 2022.1 e envolveu a manutenção do espaço físico, a recepção de turmas do ensino infantil e ensino médio e a construção de um roteiro para auxiliar no uso futuro do Arboretum. A partir da experiência nesse espaço não formal foi possível compreender a importância do estágio supervisionado na minha formação como futuro docente, observando algumas dificuldades como a aparente falta de interesse dos alunos nos assuntos trabalhados durante a visita e o tempo curto de visitação que implicou em adaptabilidade ao roteiro. A experiência também proporcionou uma maior compreensão da importância do Arboretum da UFAL não apenas como espaço de resguardo de espécies nativas da Mata Atlântica brasileira, mas como espaço múltiplo de ensino, especialmente de Botânica, possibilitando uma maior aproximação entre estagiários, docentes e alunos do ensino básico com esse tema considerado difícil e, às vezes, desinteressante. Portanto, o Arboretum representa um local indispensável na construção docente dentro da perspectiva de um espaço não formal e também como uma ferramenta multipla para tratar assuntos diversos como recursos e impactos ambientais e, principalmente, para o ensino Botânica, possuindo grande potencial para ajudar na diminuição da cegueira botânica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cegueira botânica: uma abordagem prática em um ambiente não formal.pdf30.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.