00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional
Título(s) alternativo(s): The involvement of the family in early childhood education: a institutional analysis
Autor(es): Silva, Janicleide Marcelino da
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade discutir sobre a relação família-escola a partir da concepção dos pais e dos professores de uma escola da rede municipal de ensino de Maceió, refletindo sobre os desdobramentos do engajamento da família no processo de escolarização infantil. Além disso, busca-se com essa pesquisa um aprofundamento científico e um olhar mais atento para as narrativas e articulações entre o contexto da educação infantil e a família enquanto instituições de suma importância para o desenvolvimento infantil. Em decorrência dos objetivos propostos optou-se por uma pesquisa com caráter qualitativo com trabalho descritivo de campo, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 1 professora e 2 duas mães em uma escola municipal na cidade de Maceió e posteriormente criado um corpus textual que foi analisado pela árvore de similitude do software Iramuteq. Como resultado percebe-se que a relação família-escola, possui divergências quanto a compreensão dos papéis e que o diálogo entre as instituições é fragilizado.
Abstract: The purpose of this research is to discuss the family-school relationship from the point of view of parents and teachers at a municipal school in Maceió, reflecting on the consequences of family engagement in the process of children's schooling. In addition, this research seeks a scientific deepening and a closer look at the narratives and articulations between the context of early childhood education and the family as institutions of paramount importance for child development. As a result of the proposed objectives, a qualitative research with descriptive field work was chosen, data were collected through semi-structured interviews applied to 1 teacher and 2 mothers in a municipal school in the city of Maceió and later created a textual corpus that was analyzed by the similitude tree of the Iramuteq software. As a result, it is perceived that the conception of the family-school relationship has divergences regarding the understanding of the roles and that the dialogue between the institutions is weakened.
Palavras-chave: Escola
Família
Professores de educação infantil
Educação infantil - Maceió
School
Family
Early Childhood Education Teachers
Early Childhood Education - Maceió
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia
Citação: SILVA, Janicleide Marcelino da. O envolvimento da família na educação infantil: uma análise institucional. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12363
Data do documento: 22-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O envolvimento da família na educação infantil_uma análise institucional.pdf256.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.