06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar como instrumento auxiliar para o entendimento das emoções na infância: experiências de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Jeysabel Pereira de
Primeiro Orientador: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
Resumo: Esta pesquisa parte de um estudo sobre o uso das brincadeiras nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua funcionalidade para o entendimento das emoções na infância, trazendo como tema “O brincar como instrumento auxiliar para o entendimento das emoções na infância: experiências de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental”. Tendo como obejtivo geral analisar o papel das brincadeiras pedagógicas, desenvolvidas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas possíveis contribuições para o entendimento das emoções na infância. Metodologicamente, a pesquisa proposta é de natureza qualitativa e descritiva. Podendo também ser caracterizada como uma pesquisa aplicada. Foi realizada a observação de crianças, entre 10 e 12 anos, inseridas em uma escola municipal de educação básica, no município de Delmiro Gouveia – AL, por meio do Estágio Supervisionado III – Ensino Fundamental I, ofertado como componente curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL campus Sertão. A partir dos resultados alcançados, foi possível perceber como as emoções são essenciais para o desenvolvimento de crianças escolares, e como elas podem interferir sobre o sujeito quando não se encontram em perfeito estado, ocasionando doenças psicopatológicas como a ansiedade e a depressão. Também foi possível entender a funcionalidade e importância das brincadeiras, brinquedos e jogos para o reconhecimento e entendimento das emoções, para a possível superação de doenças psicopatológicas e dificuldades de aprendizagens e sua contribuição para o desenvolvimento de características, competências e habilidades básicas essenciais para o crescimento pessoal, social e educacional das crianças. Tendo a brincadeira e a ludicidade como ótimos aliados para que as crianças se autoconheçam e construam sua identidade e personalidade, se inserindo melhor em sociedade e cultura.
Abstract: This research is based on a study on the use of games in the early years of Elementary School and its functionality for understanding emotions in childhood, with the theme "Playing as an auxiliary instrument for understanding emotions in childhood: internship supervised experiences in the initials of elementary school”. Having as a general objective to analyze the role of pedagogical games, developed in the early years of Elementary School and their possible contributions to the understanding of emotions in childhood.Methodologically, the proposed research is qualitative and descriptive. It can also be characterized as applied research. The observation of children, between 10 and 12 years old, inserted in a municipal school of basic education, in the municipality of Delmiro Gouveia - AL, through the Supervised Internship III - Elementary School I, offered as a mandatory curricular component of the Pedagogy Course was carried out. from the Federal University of Alagoas – UFAL campus Sertão. From the results achieved, it was possible to perceive how emotions are essential for the development of school children, and how they can interfere with the subject when they are not in perfect condition, causing psychopathological diseases such as anxiety and depression. It was also possible to understand the functionality and importance of plays, toys and games for the recognition and understanding of emotions, for the possible overcoming of psychopathological diseases and learning difficulties and their contribution to the development of characteristics, skills and basic skills essential for growth. Children's personal, social and educational. Having play and playfulness as great allies for children to know themselves and build their identity and personality, inserting themselves better in society and culture.
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Brincadeiras
Emoções na infância
Doenças psicopatológicas
Estágio supervisionado
Desenvolvimento infantil
Games
Psychopathological diseases
Emotions
Child development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SOUZA, Jeysabel Pereira de. O brincar como instrumento auxiliar para o entendimento das emoções na infância: experiências de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental. 72 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12303
Data do documento: 4-out-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.