00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12036
Tipo: Tese
Título: As tecnologias da informação e da comunicação e o ensino jurídico: análise curricular dos cursos de direito do estado de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Information and communication technologies and legal education: curricular analysis of law courses in the state of Alagoas
Autor(es): Malta, Nigel Stewart Neves Patriota
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Catão, Adrualdo de Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Amorim, Fernando Sérgio Tenório de
Resumo: A literatura especializada sustenta que a educação nacional está em crise, fruto de um processo histórico recheado de questões políticas, sociais e econômicas, cujo reflexo é experimentado na área pedagógica. O ensino jurídico no Brasil não está alheio a esse fenômeno, de modo que a sua crise pode ser visualizada por diversos ângulos, especialmente no que se refere à inserção de novas tecnologias nos currículos dos cursos de Direito. O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em vários contextos da vida humana é cada vez mais frequente, como acontece, por exemplo, na área da educação, impactando a disseminação do conhecimento e a formação profissional. A educação tem sofrido profundas transformações provenientes das inovações tecnológicas; o ensino jurídico não pode ignorar esse fenômeno, devendo caminhar com proximidade aos fatos e avanços sociais. O problema desta pesquisa está centrado no currículo dos cursos jurídicos no Estado de Alagoas, especialmente no que diz respeito à adequação do ensino jurídico às TICs. A pesquisa está norteada pela seguinte hipótese: os cursos jurídicos em Alagoas podem não apresentar – ou apresentar de forma incipiente – componentes curriculares relacionados às TICs, o que ocasionaria consequências profissionais e sociais. Quanto ao objetivo, consiste em analisar, no contexto da cultura digital, a presença das TICs nos currículos dos cursos de Direito no Estado de Alagoas. A pesquisa foi efetivada numa base metodológica de natureza predominantemente qualitativa, a partir do enquadramento epistemológico no paradigma empírico-analítico, com a utilização do procedimento hipotético-dedutivo para investigar a hipótese mediante as informações coletadas. Os resultados consistem na inexistência ou insuficiência acerca da presença e da forma como as TICs estão sendo trabalhadas, de modo que a graduação não está sendo capaz de criar e aprimorar as habilidades e competências necessárias para que o estudante/egresso exerça a profissão num contexto social marcado por novas tecnologias.
Abstract: Specialized literature asserts that national education is in crisis, a result of a historical process filled with political, social, and economic issues, whose reflection is experienced in the pedagogical area. Legal education in Brazil is not oblivious to this phenomenon, so its crisis can be visualized from various angles, especially with regard to the insertion of new technologies in the curricula of law courses. The use of information and communication technologies (ICT) in various contexts of human life is increasingly frequent, as happens, for example, in the field of education, impacting the dissemination of knowledge and professional training. Education has undergone profound transformations resulting from technological innovations; legal education cannot ignore this phenomenon and must walk closely with social facts and advances. In this context, the problem of this research is centered on the curricula of legal courses in the state of Alagoas, especially regarding the adequacy of legal education to ICT. The research is guided by the following hypothesis: legal courses in Alagoas may not present - or present incipiently - curricular components related to ICT, which would cause professional and social consequences. Regarding the objective, it consists of analyzing, in the context of digital culture, the presence of ICT in the curricula of law courses in the state of Alagoas. The research was carried out on a methodological basis predominantly qualitative, from the epistemological framework in the empirical-analytical paradigm, with the use of the hypothetical-deductive procedure to investigate the hypothesis based on the information collected. The results consist of the nonexistence or insufficiency regarding the presence and the way ICT are being worked, so that graduation is not able to create and improve the skills and competencies necessary for the student/graduate to exercise the profession in a social context marked by new technologies.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e da comunicação
Cultura digital
Ensino jurídico
Currículo
Direito – Alagoas
Formação de professores
ICT
Digital culture
Legal education
Curriculum
Law
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MALTA, Nigel Stewart Neves Patriota. As tecnologias da informação e da comunicação e o ensino jurídico: análise curricular dos cursos de direito do estado de Alagoas. 2023. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12036
Data do documento: 26-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.