Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11904
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicabilidade da metodologia iRAP no Brasil |
Autor(es): | Silva, Alícia Caroline de Lima |
Primeiro Orientador: | Espíndola, Aline Calheiros |
metadata.dc.contributor.referee1: | Trindade, Jonathan da Fonseca |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Alexandre Lima Marques da |
Resumo: | O modal rodoviário é o principal meio de transporte de cargas e deslocamento de passageiros no Brasil e possui grande relevância econômica, social e cultural, de modo que a infraestrutura rodoviária figura como um fator de competitividade global, além de estar diretamente relacionada aos custos operacionais do transporte de cargas e aos custos provenientes de sinistros de trânsito provocados por uma infraestrutura precária. Assim, para possibilitar um direcionamento maior no que se diz respeito às ações de melhoria da malha rodoviária do país, alinhado ao Plano Global da Década de Ação para a Segurança Viária 2021-2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou-se nas rodovias federais brasileiras a implementação do International Road Assessment Programme (iRAP), ou Programa Internacional de Avaliação Viária, a partir do Programa BrazilRAP, gerenciado pelo DNIT. Este método atua a partir da análise de mais de 50 atributos da via, que resulta em uma Classificação por Estrelas, de 1 a 5, que representam o maior e o menor risco respectivamente, e fornece um plano de investimentos com contramedidas que reduzem os riscos para todos os usuários da via: ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal a apresentação de um diagnóstico da implementação da metodologia iRAP no Brasil, por meio do levantamento de ações de segurança viária do país e do acompanhamento dos resultados da classificação das rodovias incluídas no BrazilRAP, a partir do qual será discutida a perspectiva de aplicação a metodologia em rodovias estaduais e municipais. |
Abstract: | The road transportation mode is the main means of travel and transporting cargo in Brazil and therefore has great economic, social and cultural relevance, so that road infrastructure figures as a factor of global competitiveness, in addition to being directly related to the operating costs of goods transportation and the costs arising from traffic accidents caused by poor road infrastructure. Thus, in order to enable greater targeting with regard to actions to improve the road network of the country, in line with the Global Plan for the Decade of Action for Road Safety 2021-2030 proposed by the United Nations (UN), the implementation of the International Road Assessment Programme (iRAP) was initiated on Brazilian federal roads, along with the creation of the BrazilRAP Program, managed by DNIT. This method is based on the analysis of more than 50 road attributes, which results in a Star Rating, from 1 to 5, which represents the highest and lowest risks respectively, and provides an investment plan with countermeasures that can reduce risks for all road users: vehicle occupants, motorcyclists, cyclists and pedestrians. Therefore, this work aims to present a diagnosis of the implementation of the iRAP methodology in Brazil, through the survey of road safety actions in the country and the evaluation of the results of the Star Rating results of the roads included in BrazilRAP, from which it will be discussed the prospect of applying the methodology on state and municipal roads. |
Palavras-chave: | Rodovias - Infraestrutura Engenharia rodoviária International Road Assessment Programme (iRAP) Segurança no trânsito Road safety Road assessment iRAP |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Engenharia Civil |
Citação: | SILVA, Alícia Caroline de Lima. Aplicabilidade da metodologia iRAP no Brasil. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11904 |
Data do documento: | 25-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aplicabilidade da metodologia iRAP no Brasil.pdf | 5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.