00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espíndola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Trindade, Jonathan da Fonseca-
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.creatorSilva, Alícia Caroline de Lima-
dc.date.accessioned2023-07-26T22:35:06Z-
dc.date.available2023-07-17-
dc.date.available2023-07-26T22:35:06Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, Alícia Caroline de Lima. Aplicabilidade da metodologia iRAP no Brasil. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11904-
dc.description.abstractThe road transportation mode is the main means of travel and transporting cargo in Brazil and therefore has great economic, social and cultural relevance, so that road infrastructure figures as a factor of global competitiveness, in addition to being directly related to the operating costs of goods transportation and the costs arising from traffic accidents caused by poor road infrastructure. Thus, in order to enable greater targeting with regard to actions to improve the road network of the country, in line with the Global Plan for the Decade of Action for Road Safety 2021-2030 proposed by the United Nations (UN), the implementation of the International Road Assessment Programme (iRAP) was initiated on Brazilian federal roads, along with the creation of the BrazilRAP Program, managed by DNIT. This method is based on the analysis of more than 50 road attributes, which results in a Star Rating, from 1 to 5, which represents the highest and lowest risks respectively, and provides an investment plan with countermeasures that can reduce risks for all road users: vehicle occupants, motorcyclists, cyclists and pedestrians. Therefore, this work aims to present a diagnosis of the implementation of the iRAP methodology in Brazil, through the survey of road safety actions in the country and the evaluation of the results of the Star Rating results of the roads included in BrazilRAP, from which it will be discussed the prospect of applying the methodology on state and municipal roads.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRodovias - Infraestruturapt_BR
dc.subjectEngenharia rodoviáriapt_BR
dc.subjectInternational Road Assessment Programme (iRAP)pt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectRoad safetypt_BR
dc.subjectRoad assessmentpt_BR
dc.subjectiRAPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleAplicabilidade da metodologia iRAP no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO modal rodoviário é o principal meio de transporte de cargas e deslocamento de passageiros no Brasil e possui grande relevância econômica, social e cultural, de modo que a infraestrutura rodoviária figura como um fator de competitividade global, além de estar diretamente relacionada aos custos operacionais do transporte de cargas e aos custos provenientes de sinistros de trânsito provocados por uma infraestrutura precária. Assim, para possibilitar um direcionamento maior no que se diz respeito às ações de melhoria da malha rodoviária do país, alinhado ao Plano Global da Década de Ação para a Segurança Viária 2021-2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou-se nas rodovias federais brasileiras a implementação do International Road Assessment Programme (iRAP), ou Programa Internacional de Avaliação Viária, a partir do Programa BrazilRAP, gerenciado pelo DNIT. Este método atua a partir da análise de mais de 50 atributos da via, que resulta em uma Classificação por Estrelas, de 1 a 5, que representam o maior e o menor risco respectivamente, e fornece um plano de investimentos com contramedidas que reduzem os riscos para todos os usuários da via: ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal a apresentação de um diagnóstico da implementação da metodologia iRAP no Brasil, por meio do levantamento de ações de segurança viária do país e do acompanhamento dos resultados da classificação das rodovias incluídas no BrazilRAP, a partir do qual será discutida a perspectiva de aplicação a metodologia em rodovias estaduais e municipais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicabilidade da metodologia iRAP no Brasil.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.