00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE PETRÓLEO - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11894
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise viabilidade econômica de projetos em engenharia submarina utilizando risers rígidos ou flexíveis no campo de Paru-Alagoas
Título(s) alternativo(s): ECONOMIC FEASIBILITY ANALYSIS OF SUBSEA ENINEERING USING RIGID OR FLEXIBLE RISERS
Autor(es): Barros, Erivelton Williams Silva
Primeiro Orientador: Silveira, Eduardo Setton Sampaio da
metadata.dc.contributor.referee1: Gama, Kim Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, João Paulo Lima dos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Franklin Tertuliano Pereira de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de viabilidade econômica de projetos em engenharia submarina utilizando risers rígidos ou flexíveis no campo de Paru em Alagoas. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de risers, suas vantagens e desvantagens, custos de exploração e produção de óleo e gás em campos submarinos, além de indicadores financeiros utilizados para avaliar projetos desse tipo. Com base nos dados coletados, foram definidos modelos econômicos para a análise de viabilidade econômica, considerando diferentes cenários e fatores econômicos relevantes, utilizando a metodologia da Estrutura Analítica de Trabalho (WBS) para estimar os custos totais (CAPEX e OPEX) para a construção dos dois modelos propostos. Foi construído um modelo de análise de fluxo de caixa descontado, que utilizou os indicadores VPL, TIR e Payback para avaliar a viabilidade econômica do Campo de Paru em Alagoas com os dois modelos de risers propostos: rígidos e flexíveis. Os resultados indicaram que a utilização de risers flexíveis apresentou vantagens econômicas em relação aos risers rígidos. Os dados e análises apresentados neste trabalho podem ser úteis para tomadores de decisão no setor de engenharia submarina e áreas relacionadas.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de viabilidade econômica de projetos em engenharia submarina utilizando risers rígidos ou flexíveis no campo de Paru em Alagoas. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de risers, suas vantagens e desvantagens, custos de exploração e produção de óleo e gás em campos submarinos, além de indicadores financeiros utilizados para avaliar projetos desse tipo. Com base nos dados coletados, foram definidos modelos econômicos para a análise de viabilidade econômica, considerando diferentes cenários e fatores econômicos relevantes, utilizando a metodologia da Estrutura Analítica de Trabalho (WBS) para estimar os custos totais (CAPEX e OPEX) para a construção dos dois modelos propostos. Foi construído um modelo de análise de fluxo de caixa descontado, que utilizou os indicadores VPL, TIR e Payback para avaliar a viabilidade econômica do Campo de Paru em Alagoas com os dois modelos de risers propostos: rígidos e flexíveis. Os resultados indicaram que a utilização de risers flexíveis apresentou vantagens econômicas em relação aos risers rígidos. Os dados e análises apresentados neste trabalho podem ser úteis para tomadores de decisão no setor de engenharia submarina e áreas relacionadas.
Palavras-chave: Engenharia oceanográfica
Capital Expenditures
Operational Expenditure
Risers rígidos
Risers flexíveis
Viabilidade econômica
Fluxo de caixa
Subsea Engineering
Oceanographic engineering
Cash flow
Rigid Risers
Flexible Risers
Economic Feasibility
Cash Flow Analysis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia de Petróleo
Citação: BARROS, Erivelton Williams Silva. Análise viabilidade econômica de projetos em engenharia submarina utilizando risers rígidos ou flexíveis no campo de Paru-Alagoas. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Petróleo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11894
Data do documento: 19-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE PETRÓLEO - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.