Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11780
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América |
Título(s) alternativo(s): | EL USO DE LAS HISTORIAS CÓMIC COMO METODOLOGÍA EDUCATIVA EN HISTORIA: EL CONTEXTO DE LA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EN EL CAPITÁN AMÉRICA |
Autor(es): | Silva, Renato Alves da |
Primeiro Orientador: | Martins, Ana Claudia Aymoré |
metadata.dc.contributor.referee1: | Palamartchuk, Ana Paula |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bezerra, Antônio Alves |
Resumo: | Este estudo trata do tema da utilização de histórias em quadrinhos no ensino de História e seu objetivo é analisar a aplicação desses recursos didáticos para enriquecer a atuação didático-pedagógica dos professores de História. Para alcançar esse objetivo trata das histórias em quadrinhos, com foco nos exemplares do Capitão América, aprendizagem, de sua utilização em sala de aula e da sua aplicação à prática docente de História. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e tomando como base, principalmente considerações formuladas pelos autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro e Ângela Rama, conclui-se que as histórias em quadrinhos são poderosos recursos didáticos, melhorando na compreensão dos conteúdos, na memorização de fatos, épocas, figuras e datas, motivando a aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e favorecendo aprendizagens significativas em sala de aula. |
Abstract: | Este estudio aborda el tema del uso de la historieta en la enseñanza de la Historia y tiene como objetivo analizar la aplicación de estos recursos didácticos para enriquecer la actuación didáctico-pedagógica de los profesores de Historia. Para lograr este objetivo se trata de los cómics, centrándose en el Capitán América, el aprendizaje, su uso en el aula y su aplicación a la práctica docente de la Historia. A través de una investigación bibliográfica cualitativa, exploratoria y basada principalmente en consideraciones formuladas por los autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro y Ângela Rama, se concluye que las historietas son poderosos recursos didácticos, mejorando la comprensión de los contenidos, en la memorización de hechos, tiempos, cifras y fechas, motivando el aprendizaje, despertando el interés de los alumnos y favoreciendo el aprendizaje significativo en el aula. |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos Capitão América Recurso didático Histórias em quadrinhos na educação Ensino de história Comics Captain America Didactic resource Comics in education History teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | SILVA, Renato Alves da. A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história: o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11780 |
Data do documento: | 15-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.