00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11780
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América
Título(s) alternativo(s): EL USO DE LAS HISTORIAS CÓMIC COMO METODOLOGÍA EDUCATIVA EN HISTORIA: EL CONTEXTO DE LA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EN EL CAPITÁN AMÉRICA
Autor(es): Silva, Renato Alves da
Primeiro Orientador: Martins, Ana Claudia Aymoré
metadata.dc.contributor.referee1: Palamartchuk, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Antônio Alves
Resumo: Este estudo trata do tema da utilização de histórias em quadrinhos no ensino de História e seu objetivo é analisar a aplicação desses recursos didáticos para enriquecer a atuação didático-pedagógica dos professores de História. Para alcançar esse objetivo trata das histórias em quadrinhos, com foco nos exemplares do Capitão América, aprendizagem, de sua utilização em sala de aula e da sua aplicação à prática docente de História. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e tomando como base, principalmente considerações formuladas pelos autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro e Ângela Rama, conclui-se que as histórias em quadrinhos são poderosos recursos didáticos, melhorando na compreensão dos conteúdos, na memorização de fatos, épocas, figuras e datas, motivando a aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e favorecendo aprendizagens significativas em sala de aula.
Abstract: Este estudio aborda el tema del uso de la historieta en la enseñanza de la Historia y tiene como objetivo analizar la aplicación de estos recursos didácticos para enriquecer la actuación didáctico-pedagógica de los profesores de Historia. Para lograr este objetivo se trata de los cómics, centrándose en el Capitán América, el aprendizaje, su uso en el aula y su aplicación a la práctica docente de la Historia. A través de una investigación bibliográfica cualitativa, exploratoria y basada principalmente en consideraciones formuladas por los autores Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro y Ângela Rama, se concluye que las historietas son poderosos recursos didácticos, mejorando la comprensión de los contenidos, en la memorización de hechos, tiempos, cifras y fechas, motivando el aprendizaje, despertando el interés de los alumnos y favoreciendo el aprendizaje significativo en el aula.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Capitão América
Recurso didático
Histórias em quadrinhos na educação
Ensino de história
Comics
Captain America
Didactic resource
Comics in education
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SILVA, Renato Alves da. A utilização das histórias em quadrinhos como metodologia educacional em história: o contexto da Segunda Guerra Mundial em Capitão América. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11780
Data do documento: 15-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.