00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11675
Tipo: Dissertação
Título: Uso do design thinking (DT) com aplicações da tecnologia digital para construção do ensino híbrido em microbiologia do ensino médio : uma experiência de empatia, colaboração e experimentação
Título(s) alternativo(s): Use of design thinking (DT) with applications of digital technology to build hybrid teaching in high school microbiology: an experience of empathy, collaboration and experimentation
Autor(es): Menezes, Ana Paula Correia de
Primeiro Orientador: Kamiya, Regianne Umeko
metadata.dc.contributor.referee1: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Abdallah, Vanessa Doro
Resumo: A forma de ocorrência mais comum das aulas de microbiologia do ensino médio acontece de modo a transmitir o conteúdo quase que totalmente de forma conceitual e puramente teórica pelo professor, sem ligação efetiva com a realidade do estudante, portanto distante do exercício de uma cidadania responsável. Assim, o principal objetivo do presente estudo é aplicar a metodologia ativa Design Thinking (DT) na construção do ensino híbrido nas aulas de microbiologia e educação em saúde do ensino médio com abordagem que estimule a criatividade, colaboração e inovação onde o aluno é o responsável pelo processo de aprendizagem e o professor um mediador na resolução de problemas, tornando o ensino mais motivador e efetivo. Procede-se uma pesquisa-ação na cidade de Paulo Afonso-Bahia em um Colégio Público Estadual com alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, onde, por meio de questionários foi realizado o levantamento dos conhecimentos básicos sobre os microorganismos e suas implicações na saúde individual e coletiva, posteriormente, houve a aplicação da metodologia ativa DT seguindo suas etapas: Empatizar, Definir, Idear, Prototipar e Testar, finalizando com uma análise do nível de aprendizagem dos estudantes e suas percepções sobre a metodologia DT. Infere-se com os resultados da percepção estudantil acerca do Design Thinking, que ela é uma metodologia eficaz e que foi bem aceita pelos estudantes participantes da pesquisa, portanto viável como ferramenta para as aulas de microbiologia e educação em saúde. Diante do exposto, compreender o micro mundo tendo como base o DT, e sobretudo o seu tripé (empatia, colaboração e experimentação) foi a chave para a interação dessa abordagem e a microbiologia, tendo em vista que foi observado que os estudantes não conseguiam fazer a ligação entre o campo teórico com o prático quando o docente utilizara a metodologia tradicional das aulas. Desse modo espera-se que o produto gerado desse trabalho, o e-book: “Experimentando o DT na microbiologia: uma experiência pedagógica de empatia, criatividade e experimentação”, dê suporte pedagógico aos professores com sequências didáticas e produções dos discentes a partir da DT, o que permite concluir que este material seja instrumento de mudanças significativas nas aulas de microbiologia do ensino médio, priorizando o protagonismo e estimulando o ensino investigativo dos discentes sobre conceitos de epidemiologia de doenças infecciosas, saúde única e educação e promoção de saúde.
Abstract: The microbiology classes for high school happens in order to transmit the content almost entirely in a conceptual and purely theoretical way by the teacher, without connection with the student's reality, therefore distant from the exercise of responsible citizenship. Thus, the main objective of the present study was to apply the active methodology Design Thinking (DT) in the construction of hybrid teaching in high school about microbiology and health education with an approach that stimulates creativity, collaboration and innovation where the student is responsible by the learning process and the teacher a mediator in solving problems, making teaching more motivating and effective. An action research was carried out in the city of Paulo Afonso-Bahia in a State Public College with students of the second and third years of High School. There was the aplication, questionnaires about, survey of basic knowledge of microorganisms and their implications for individual and collective health, and the application of the active DT methodology following its steps: Empathize, Define, Ideate, Prototype and Test, ending with an analysis of the students' learning level and their perceptions about the DT methodology. It was inferred from the results of the student perception about DT, that it was an effective methodology and that it was well accepted by the students participating in the research, therefore viable as a tool for microbiology and health education. In view of the above, understanding the micro world based on the DT, and above all its tripod (empathy, collaboration and experimentation) was the key to the interaction of this approach and microbiology, given that it was observed that students were unable to do the link between the theoretical and practical fields when the teacher used the traditional methodology of classes. In this way, it is expected that the product generated from this work, the e-book: "Experiencing DT in microbiology: a pedagogical experience of empathy, creativity and experimentation" will provide pedagogical support to teachers with didactic sequences and students' productions fromthe DT, which allows us to conclude that this material will be an instrument for significant changes in high school, prioritizing protagonism and stimulating the investigative teaching of students on concepts of epidemiology of infectious diseases, unique health and health educationand promotion.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino investigativo
Pesquisa-ação
Active methodology
Investigative teaching
Action research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: MENEZES, Ana Paula Correia de. Uso do design thinking (DT) com aplicações da tecnologia digital para construção do ensino híbrido em microbiologia do ensino médio: uma experiência de empatia, colaboração e experimentação. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11675
Data do documento: 22-ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.