00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10994
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física escolar: representações sociais para professores do curso de educação física – licenciatura da UFAL
Título(s) alternativo(s): School Physical Education: social representations for teachers of the UFAL Physical Education licensing course
Autor(es): Leite, Gisele das Chagas
Primeiro Orientador: Menezes, Enaiane Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitória
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Natalia de Almeida
Resumo: Essa investigação objetivou-se, identificar e analisar as representações sociais sobre a Educação Física Escolar de um grupo de professores atuantes no curso de Educação Física-Licenciatura. As representações sociais dos professores são constituídas com base na apropriação da prática, das suas relações e dos saberes históricos e socias, estudá-las possibilita a organização e a ampliação dos conhecimentos educacionais, em especial quanto à construção da identidade deles, produzindo assim, subsídios para entender as suas necessidades profissionais. O procedimento metodológico foi caracterizado por uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo. O grupo da pesquisa foi composto por 7 professores doutores em educação física, de ambos os sexos, com tempo de atuação variando entre 2 a 29 anos. A análise de conteúdo foi utilizada enquanto técnica de análise, sendo a entrevista semiestruturada instrumento utilizado para coleta de dados, a partir da questão norteadora: Qual sua representação sobre a Educação Física Escolar com enfoque no papel do professor? Após transcritas, realizamos a exploração do material, na qual chegamos a classificar quatro categorias baseadas nos discursos: O professor de educação física; Formação inicial e formação continuada; Planejamento; Educação física como componente curricular. Mediante aos discursos concedidos percebeu-se que cada professor escolheu um cenário ao representar a educação física escolar, o que pode estar ligado a um exercício de reflexão inerentes as suas vivências no curso. E segundo as categorias concluise que pode ser entendida como uma prática pedagógica que exige dos profissionais assumir uma postura de reflexão, e uma disponibilidade para a aprendizagem permanente, já que eles podem encontrar fatores específicos a cada grupo que influenciarão no comportamento desses alunos, trabalhando com as diversas linguagens e elementos da cultura corporal de movimento.
Abstract: This investigation aimed at identifying and analyzing the social representations on School Physical Education of a group of teachers working in the Physical Education course - Licentiate. The social representations of teachers are constituted based on the appropriation of practice, their relationships and historical and social knowledge, studying them enables the organization and expansion of educational knowledge, especially as regards the construction of their identity, thus producing subsidies to understand their professional needs. The methodological procedure was characterized by a qualitative approach, of descriptive nature. The research group was composed of 7 professors with PhDs in physical education, of both sexes, with performance time ranging from 2 to 29 years. The analysis of content was used as a technique of analysis, being the semi-structured interview an instrument used for data collection, based on the guiding question: What is your representation on School Physical Education focusing on the role of the teacher? After transcribed, we explored the material, in which we classified four categories mediating the discourses: The physical education teacher; initial and continuing education; planning; physical education as a curricular component. Through the speeches given, it was perceived that each teacher chose a different scenario to speak about the representation of physical education at school, which can be linked to an exercise of reflection inherent to their experiences in the course. And according to the categories, it was concluded that it can be understood as a pedagogical practice that requires professionals to assume a posture of reflection, and an availability for permanent learning, since they can find factors specific to each group that will influence the behavior of these students, working with the various language and elements of the body culture of movement.
Palavras-chave: À Representações sociais
Educação física escolar
Professores de educação física
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Qualification
Body culture of movement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: LEITE, Gisele das Chagas. Educação física escolar: representações sociais para professores do curso de educação física – licenciatura da UFAL. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10994
Data do documento: 9-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação física escolar - representações sociais para professores do curso de.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.