00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10857
Tipo: Dissertação
Título: Transformações de Möbius: uma proposta de ensino lúdico para alunos do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Möbius Transformations: a playful teaching proposal for high school students
Autor(es): Costa, Helder Junio Batista
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, José Dilson Beserra
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma abordagem para o estudo dos números complexos, introduzindo o conceito das Transformações de Möbius para os alunos do Ensino Médio, por meio de atividades lúdicas. Nele, são apresentados aspectos históricos dos números complexos, sua estrutura algébrica e a representação no plano cartesiano, para posteriormente inserir o estudo de funções envolvendo os números complexos, de forma a complementar significativamente o estudo de tal conteúdo. A dissertação é justificada pelo fato de muitos alunos possuírem dificuldades com as manipulações algébricas dos números complexos, bem como o comportamento de suas operações no plano cartesiano. Almejando um caráter qualitativo, foi escolhida a metodologia lúdica como ferramenta primordial para facilitar os estudos das Transformações de Möbius. Utilizamos ainda fundamentos de alguns teóricos pedagógicos, historiadores e estudiosos da Matemática, de forma a relacionar o desenvolvimento cognitivo do estudante, contribuindo na sua formação social e, possivelmente, despertar o interesse pela disciplina.
Abstract: The work presented here aims to present an approach to the study of complex numbers, introducing the concept of Möbius Transformations for high school students, through playful activities. In it, presents the historical aspects of complex numbers, their algebraic structure and representation on the Cartesian plane, to later insert the study of functions involving complex numbers, in order to significantly complement the study of such content. The dissertation is justified by the fact that many students have difficulties with the algebraic manipulations of complex numbers, as well as the behavior of their operations on the Cartesian plane. Aiming at a qualitative character, the playful methodology was chosen as the primary tool to facilitate the studies of Möbius Transformations. We also use the foundations of some pedagogical theoreticians, historians and students of Mathematics, in order to relate the student's cognitive development, contributing to their social formation and, possibly, arousing interest in the discipline.
Palavras-chave: Transformações de Möbius
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem lúdica
Números complexos
Möbius transformations
Playful teaching of mathematics
Complex numbers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: COSTA, Helder Junio Batista. Transformações de Möbius: uma proposta de ensino lúdico para alunos do ensino médio. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10857
Data do documento: 2-fev-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As transformações de Möbius - uma proposta de ensino lúdico para.pdf3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.