00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Tipo: Dissertação
Título: Otimização da atribuição de condutores em clínicas no Detran-AL
Autor(es): Souza, Guilherme Peixoto de
Primeiro Orientador: Pinheiro, Rian Gabriel Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, André Luiz Lins de
metadata.dc.contributor.referee2: Ochi, Luiz Satoru
Resumo: Em cumprimento ao art. 3º da resolução 1636/2002 do Conselho Federal de Medicina, deve-se distribuir exames clínicos e/ou psicológicos pertencentes aos processos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, de forma equitativa e imparcial em relação às clínicas credenciadas ao órgão, gerando assim o Problema de Atribuição do Detran (PAD). Com o objetivo de melhor alocar os candidatos para a realização de exames de forma equitativa nas clínicas, é estudada uma variante do Problema de Atribuição, um problema clássico de otimização, que tem como objetivo alocar n tarefas a m agentes, a fim de minimizar o custo total das atribuições. No caso do PAD, tem-se como entrada um conjunto de clínicas C e um conjunto de condutores M e como objetivo a atribuição de cada condutor a exatamente uma clínica de forma a minimizar o custo total de deslocamento. O que diferencia o PAD do problema clássico de atribuição é a restrição criada pela divisão equitativa entre as clínicas. Seja k = [M||C|] a razão entre a quantidade de condutores e a quantidade de clínicas, no PAD todas as clínicas devem receber exatamente k ou k +1 condutores. A partir da base de dados do órgão de 2018, foram propostos dois modelos de otimização, o primeiro resolve o PAD alocando os condutores em clínicas minimizando a distância total. Do ponto de vista teórico, foi provado que a matriz de coeficientes do PAD é totalmente unimodular, implicando que o problema pode ser resolvido em tempo polinomial. O segundo, nomeado PAD+, tem como objetivo sugerir a localização de uma nova clínica a ser credenciada ao DETRAN. Devido a erros de digitação nos endereços dos condutores, foi proposto um modelo de classificação com base em técnicas de rede neural para inferir o bairro de cada condutor. Foi constatado que o modelo utilizado de redes neurais conseguiu atingir uma acurácia de aproximadamente 92% na base. Com relação aos modelos de otimização, o modelo PAD reduziu em 30.07% o custo total de deslocamento dos candidatos para as clínicas. Já a sugestão de uma localidade, feita pelo modelo PAD+, diminuiu em até 67,16% o custo total em relação à alocação original. Por fim, por meio de uma análise de sensibilidade, é investigado o efeito na solução obtida do PAD em caso de variação nos parâmetros de entrada. Com isso, foi possível determinar as localidades das clínicas que mais influenciam no deslocamento dos candidatos.
Abstract: In compliance with art. 3 of resolution 1636/2002 of the Federal Council of Medicine, clinical and/or psychological examinations belonging to the processes of the State Department of Traffic of Alagoas (Detran-AL) must be distributed, in an equitable and impartial way in relation to the clinics accredited to the agency, therefore generating the Detran Attribution Problem (PAD). In order to better allocate candidates for exams in an equitable manner in clinics, in this work studied a variant of the Attribution Problem (Assignment Problem), a classic optimization problem, which aims to allocate n tasks to m agents, in order to minimize the total cost of assignments. In the case of PAD, a set of clinics C and a set of conductors M are entered and the objective is to assign each driver to exactly one clinic in order to minimize the total cost of travel. What differentiates PAD from the classic attribution problem is the constraint created by the equitable division between clinics. Let k = [|M||C|] be the ratio between the number of drivers and the number of clinics, in the PAD all clinics should receive exactly k or k +1 drivers. Two optimization models have been proposed, the first one solves the PAD by allocating drivers in clinics, minimizing the total distance. From a theoretical point of view, it was proved that the PAD coefficient matrix is totally unimodular, implying that the problem can be solved in polynomial time. The second model, named PAD+, aims to suggest the location of a new clinic to be accredited to DETRAN. Due to typing errors in the driver’s addresses, a classification model was proposed based on recurrent neural network techniques to infer each driver’s neighborhood. It was found that the model used of neural networks managed to achieve an accuracy of approximately 92% on the validation basis. Regarding the optimization models, the first model proposed reduced by 30.07% the total cost of displacing candidates to the allocated clinics. The suggestion of a location, made by the second model, reduced the total cost by up to 67.16% in relation to the original allocation. Finally, through a sensitivity analysis, the effect on the solution obtained from the PAD in case of variation in the input parameters is investigated. Therefore, it was possible to determine the locations of the clinics that most influence the displacement of the candidates.
Palavras-chave: Otimização linear
Algoritmo – Clínicas – Detran-AL
Redes neurais
Detran – Otimização
Optimization
Algorithm
Assignment problem
Public service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
Citação: SOUZA, Guilherme Peixoto de. Otimização da atribuição de condutores em clínicas no Detran-AL. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10724
Data do documento: 27-abr-2021
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