00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10465
Tipo: Dissertação
Título: O docente surdo na educação superior: significações sobre ser professor
Título(s) alternativo(s): The deaf teacher in higher education: meanings about being a teacher
Autor(es): Silva, Luana Luzia da
Primeiro Orientador: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee2: LiberalI, Fernanda Coelho
Resumo: O principal objetivo desta dissertação se constituiu em apreender as significações de professores universitários surdos sobre “ser professor/a universitário”. Os objetivos específicos foram: a) analisar a trajetória pessoal, especialmente as vivências relacionadas ao seu processo educacional; e, b) analisar as exigências para ser professor/a na Educação Superior por eles/as indicadas. A pesquisa orienta-se pela base teórica e metodológica da Psicologia Sócio-histórica (PSH), sobretudo em Vigotski, que, por sua vez, é balizada pelo Materialismo Histórico e Dialético (MHD) de Marx e Engels. O instrumento utilizado para produção dos dados foi a entrevista semiestrurada, captada em vídeo, e para a análise dos dados foram utilizados os Núcleos de Significação, que em nossas sínteses geramos e organizamos em dois. A saber: Oralização, repetência e cola: singularidade e universalidade nas histórias de surdos; e, “Aí eu pensei, eles são surdos e estão ministrando estas palestras. Então, eu também posso!”: necessidades, motivos sobre ser professor. Ainda analisamos os dados no que denominamos de sequência de dialógica e intitulamos o capítulo de “Ele precisa saber como passar o conteúdo, entender que é um processo”: significações de professores surdos sobre ser docente no ensino superior. Os dados analisados apontam que estes sujeitos se constituíram enquanto professores por inspiração familiar e/ou por necessidades de melhor inserção no mercado de trabalho, respondendo, através desta formação, às políticas de fomento à formação em nível superior de professores de Libras, com graduação específica (Letras Libras). Refletem que não pensavam em ser professores, mas que aproveitaram a oportunidade de um vestibular e de um curso superior, com acessibilidade comunicacional, além das possibilidades de uma profissão que prometia ser promissora. No que diz respeito à docência, os entrevistados consideravam que para ser um professor da Educação Superior é necessário sempre estar atualizado com seus conhecimentos. Também havia a primazia do saber técnico em detrimento dos saberes pedagógicos da docência. Um dos principais pontos de reflexão se relaciona à educação de/para surdos que deve ser fortalecida para que estes escolham à docência cientes da escolha que estão fazendo e que sejam professores compromissados com uma educação transformadora.
Abstract: The main purpose of this dissertation was to apprehend the meanings of deaf university teachers about “being a teacher in a Higher Education”. As specific purposes, we had: a) to analyze the personal trajectory, especially the experiences related to his/her educational process; and, b) analyze the requirements to be a teacher in Higher Education according to themselves. The research was guided by the theoretical and methodological basis of Socio-historical Psychology (SHP), especially in Vigotski, which, in turn, is marked by the Historical and Dialectical Materialism (MHD) of Marx and Engels. The instrument used for the production of the data was the semi-structured interview, captured on video, and for the analysis of the data the Core of Meaning were used, which in our syntheses we generated and organized in two cores . Namely: Oralization, repetition and cheat: singularity and universality in the stories of the deaf; and, “Then I thought, they are deaf and are giving these talks. So, I can do it too! ”: Needs, reasons about being a teacher. We also analyzed the data in what we call the dialogic sequence and titled the chapter “He/she needs to know how to transmit the content. Understand that the learning is a process”: Deaf teachers' meanings about being a teacher in Higher Education. The analysis indicated that these subjects were constituted as teachers by family inspiration and / or needs of better insertion in the job market, responding to the policies of supporting the training of Brazilian Sign Language teachers in a specific graduation. They reflected that they did not think about being teachers, althgough they considered the opportunity of an entrance exam, as well undergraduate course with communicational accessibility. Besides this, they pondered about the possibilities of a profession to be promising. In related to teaching, the interviewees considered that to be a teacher in Higher Education, it is necessary to always be up to date with their knowledge. There was also the primacy of technical knowledge over pedagogical knowledge. One of the main points of reflection is related to the education of / for the deaf that must be strengthened so that they choose teaching, aware of the choice they are making and that they are teachers committed to a transformative education.
Palavras-chave: Professor Surdo
Psicologia Sócio-histórica
Educação Superior
Docência
Professor Deaf
Socio-historical psychology
Teaching
High Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luana Luzia da. O docente surdo na educação superior: significações sobre ser professor. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10465
Data do documento: 14-out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O docente surdo na educação superior - significações sobre ser professor.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.