00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10242
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano de comunicação interna para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT/Maceió
Título(s) alternativo(s): Internal communication plan for the Municipal Superintendence of Transport and Traffic
Autor(es): Madeiro, Mariana Campos de Oliveira Silva
Primeiro Orientador: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janaina Alves Pereira Almeida dos
Resumo: Este trabalho apresenta um plano de Relações Públicas para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e tem como questão norteadora identificar o estado da comunicação interna e de que maneira ela pode ser aprimorada, objetivando analisar a sistemática atualmente utilizada pela Superintendência, bem como organizá-la, elaborando novas atividades para que seja possível estabelecer uma relação saudável e dinâmica com seu público interno por meio de um Programa de Relações Públicas. As informações foram produzidas a partir da análise de pesquisa quantitativa aplicada para o público interno, dividindo-os entre chefia e geral (estatutários, estagiários e terceirizados). A amostra foi de, aproximadamente, 30% dentro de um universo de 429 funcionários. Pretende-se, com o estudo em tela, despertar o interesse da gestão da Superintendência em estabelecer as atividades propostas e, consequentemente, melhorar e ampliar o diálogo com os públicos internos.
Abstract: This work presents a Public Relations plan for the Municipal Superintendence of Transport and Traffic and has as its guiding question to identify the state of internal communication and how it can be improved, aiming to analyze the currently used system by the Superintendence, as well as to organize it, developing new activities so it is possible to establish a healthy and dynamic relationship with its internal public through a Public Relations Program. The information was produced from the analysis of quantitative research applied to the internal public, dividing them between management and general workers (statutory, interns and outsourced workers). The sample was approximately 30% within a universe of 429 employees. It is intended, with this study, to arouse the interest of the Superintendence's management in establishing the proposed activities and, consequently, improving and expanding the dialogue with the internal audiences.
Palavras-chave: Comunicação interna
Público interno - Relações públicas
Relacionamento e Comunicação
Público alvo - Relações públicas
Strategic audiences
Research
Public Relations Program
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: MADEIRO, Mariana Campos de Oliveira Silva. Plano de comunicação interna para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT/Maceió. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte, Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10242
Data do documento: 4-jun-2021
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