00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10168
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa do dimensionamento de pavimentos asfálticos pelo método do DNER e o método mecanístico-empírico MeDiNa em um trecho da BR-101/AL
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of asphalt pavement sizing by the DNER method and the MeDiNa mechanistic-empirical method in a section of BR-101/AL
Autor(es): Silva, Nathália Enéas Gomes
Primeiro Orientador: Ng, Andressa Ka Yan
metadata.dc.contributor.referee1: Espindola, Aline Calheiros
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Anthony Gomes dos
Resumo: O modo rodoviário é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no Brasil, por isso sua extensa malha requer constantes manutenções para que os pavimentos estejam em boas condições de uso. Dentre os principais problemas apresentados com os pavimentos flexíveis, destaca-se o seu modo de dimensionamento, pois há décadas são utilizados métodos empíricos que desconsideram importantes fatores relacionados a Mecânica dos Pavimentos. Com o objetivo de reduzir essa grande parcela de empirismo, surgiu o estudo com método Mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos. Desta forma, o presente trabalho teve como finalidade analisar e comparar o projeto de pavimentação, dimensionado pelo método do DNER, de um trecho da BR-101/AL, realizando um estudo com os parâmetros obtidos por meio do método do DNER e do software MeDiNa. Após as análises, foi possível verificar que o pavimento dimensionado pelo método do DNER não atingiu o desempenho esperado para o tempo de vida útil de 10 anos do pavimento e com isso tornou-se necessário realizar estudos com outras propostas de estruturas a serem dimensionadas para o trecho em questão. Dentre as propostas, verificou-se que a estrutura sem o binder apresentou a menor porcentagem para a área trincada (8,1%) ao fim do período de projeto resultando em um menor custo dentre as estruturas. Além disso, verificou-se que o sobrepeso de 12,5% na carga dos eixos comerciais, este permitida pelo CONTRAN, resultou em um aumento na ordem de 50,31% no número N, acarretando em uma redução em 4 anos e meio na vida útil de duas estruturas propostas ao longo deste estudo. Por fim, quanto a viabilidade da aplicação do método de dimensionamento MeDiNa no estado de Alagoas, observou-se que no estado não há laboratórios com os equipamentos necessários para obter os dados necessários para a aplicação do método de forma adequada, evidenciando a necessidade de investimentos neste setor.
Abstract: The road mode is the main means of transporting cargo and passengers in Brazil, so its extensive network requires constant maintenance so that the pavements are in good condition for use. Among the main problems presented with flexible pavements, its design mode stands out, as empirical methods have been used for decades that ignore important factors related to Pavement Mechanics. In order to reduce this large amount of empiricism, the study with the Mechanisticempirical method of pavement design emerged. Thus, the present work aimed to analyze and compare the paving project, dimensioned by the DNER method, of a stretch of the BR-101/AL, carrying out a study with the parameters obtained through the DNER method and the MeDiNa software. After the analyses, it was possible to verify that the pavement designed by the DNER method did not reach the expected performance for the 10-year useful life of the pavement and, therefore, it became necessary to carry out studies with other proposals for structures to be designed for the excerpt in question. Among the proposals, it was found that the structure without the binder had the lowest percentage for the cracked area (8.1%) at the end of the design period, resulting in a lower cost among the structures. In addition, it was found that the overweight of 12.5% in the load of commercial axles, this allowed by CONTRAN, resulted in an increase in the order of 50.31% in the number N, resulting in a reduction in 4 and a half years in useful life of two structures proposed throughout this study. Finally, regarding the feasibility of applying the MeDiNa sizing method in the state of Alagoas, it was observed that in the state there are no laboratories with the necessary equipment to obtain the necessary data to apply the method properly, highlighting the need for investments in this sector.
Palavras-chave: Pavimentos
Dimensionamento
Mecanístico-empírico
MeDiNa
Pavements
Design
Mechanistic-empirical
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: SILVA, Nathália Enéas Gomes. Análise comparativa do dimensionamento de pavimentos asfálticos pelo método do DNER e o método mecanístico-empírico MeDiNa em um trecho da BR-101/AL. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10168
Data do documento: 21-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.