00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10115
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência das temáticas em saúde na prática pedagógica de professores de educação física escolar de um município do estado de Alagoas durante a pandemia do COVID-19
Autor(es): Melo, Raul Ari Lins Ramos de
Primeiro Orientador: Caetano, Antonio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Toscano, Chrystiane Vasconcelos de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Filho, Antônio Passos
Resumo: Em novembro de 2019, um novo vírus surge na Ásia causando problemas respiratórios aos infectados, rapidamente se espalhou para todos os continentes acarretando uma pandemia, o isolamento social foi uma medida adotada afim de conter a disseminação do mesmo, o fechamento do comércio e da escola foi uma consequência da quarentena, então as redes de ensino aderiram ao ensino não presencial. O estudo tem como objetivo avaliar a frequência dos conteúdos relacionados a saúde nas aulas dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Marechal Deodoro/Alagoas durante a pandemia do covid-19. O presente estudo se configura como quantitativo, descritivo, de caráter exploratório, corte transversal. A amostra foi composta por 5 professores da rede municipal de ensino do município de Marechal Deodoro/AL, que atuaram na educação básica no ano de 2020. Para obtenção dos dados foi usado um questionário misto não validado com escalas avaliando os indicadores da presença das temáticas em saúde na prática pedagógica dos professores analisados. Os dados foram expressos em estatística descritiva a partir da frequência relativa. A dimensão com temáticas mais presentes nas aulas de Educação Física dos professores analisados foi a de: atividade física e a com menor frequência foi a de Sociedade e Natureza. Conclui-se que os temas em saúde nas aulas de Educação Física ainda foram poucos frequentes durante a pandemia COVID19, demonstrando uma necessidade de política municipais de aperfeiçoamento docente, uma maior apropriação dos professores dos temas transversais e uma modificação do olhar sobre saúde destes profissionais para além da dimensão física.
Abstract: In November 2019, a new virus appears in Asia causing respiratory problems to those infected, it quickly spread to all continents causing a pandemic, social isolation was a measure adopted in order to contain the spread of the same, the closing of shops and schools. it was a consequence of the quarantine, so the teaching networks adhered to non-face-to-face teaching. The study aims to evaluate the frequency of health-related content in the classes of Physical Education teachers of the municipal education network of Marechal Deodoro / Alagoas during the covid-19 pandemic. The present study is a quantitative, descriptive, exploratory, cross-sectional study. The sample consisted of 5 teachers from the municipal school system in the municipality of Marechal Deodoro/AL, who worked in basic education in the year 2020. To obtain the data, an unvalidated mixed questionnaire was used with scales evaluating the indicators of the presence of the themes in health in the pedagogical practice of the analyzed teachers. Data were expressed in descriptive statistics based on relative frequency. The dimension with themes most present in the Physical Education classes of the analyzed teachers was: physical activity and the one with less frequency was Society and Nature. It is concluded that health topics in Physical Education classes were still infrequent during the COVID-19 pandemic, demonstrating a need for municipal policy for teacher improvement, greater appropriation by teachers of crosscutting themes and a modification of the look on health of these professionals beyond the physical dimension.
Palavras-chave: Saúde
Educação
Questionários
COVID-19
Educação física
Health
Education
Quiz
Covid-19
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: MELO, Raul Ari Lins Ramos de. Frequência das temáticas em saúde na prática pedagógica de professores de educação física escolar de um município do estado de Alagoas durante a pandemia do COVID-19. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Curso de educação Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10115
Data do documento: 4-mai-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.