00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise confiabilística dos estados limites de serviço de vigas de um edifício de pequeno porte em concreto armado
Título(s) alternativo(s): Reliability analysis of serviceability limit states of beams of a small building in reinforced concrete
Autor(es): Nunes, Jonathan Henrique Cordeiro
Primeiro Orientador: Lima Junior, Eduardo Toledo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Flávio Barboza de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Wayne Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, João Paulo Leão
Resumo: Os sistemas construtivos em concreto armado possuem como característica incertezas intrínsecas ao seu método executivo, aos fenômenos físicos, químicos e biológicos, bem como às ações atuantes nas edificações. Com isso, o conhecimento e caracterização das variáveis aleatórias dos projetos de estruturas de concreto armado são de suma importância para o desenvolvimento de soluções eficientes e que atendam os requisitos de segurança e serviço para a qual foram projetadas. Para o desenvolvimento de análises de segurança, são utilizadas equações de estado limite determinadas a partir dos diversos modos de falha existentes nas estruturas. Para uma melhor avaliação das estruturas, são utilizados conceitos de probabilidade e estatística atrelados aos métodos confiabilísticos para determinação da probabilidade de falha e, por conseguinte, a avaliação do risco de ruína estrutural dos elementos analisados. Nesse contexto, o presente trabalho buscou a implementação de modelos para a avaliação dos níveis de confiabilidade de vigas em concreto armado de um edifício de pequeno porte para os estados limites de deformação excessiva e abertura de fissuras. O cálculo da probabilidade de falha é realizado por meio do método de simulação de Monte Carlo e pelo método de transformação de primeira ordem (FORM). Com isso, foi avaliada a integridade estrutural das vigas, onde os resultados se mostraram adequados quando comparados com os índices de confiabilidade alvo preconizados pelas normas internacionais. Na maior parte dos casos analisados foram encontradas baixas probabilidades de falha. Contudo, as vigas mais solicitadas apresentaram resultados mais próximos aos níveis admissíveis. Por fim, com o conteúdo do trabalho espera-se favorecer com a disseminação da incorporação de análises de confiabilidade nos projetos de estruturas de concreto armado.
Abstract: The constructive systems of reinforced concrete have inherent uncertainties in relation to its executive method, to physical, chemical and biological phenomena, as well as to the loads acting on buildings. Thus, the knowledge and characterization of the random variables of the projects of reinforced concrete structures are extremely important for the development of efficient solutions that meet the safety and service requirements for which they were designed. For the development of safety analyses, are used different limit state equations determined from the failure modes existing in the structures. Concepts of probability and statistics linked to reliability methods are used to determine the probability of failure, allowing the evaluation of the structural ruin risk of the analyzed elements. In this context, the present work aimed to implement models for the evaluation of the reliability levels of reinforced concrete beams of a small building for the limit states of excessive deflection and excessive crack width. The failure probability calculation is performed using the Monte Carlo simulation method and the first-order reliability method (FORM). The structural integrity of the beams was evaluated, where the results were adequate when compared with the target reliability indices recommended by international codes. In most of the analyzed cases, low failure probabilities were found. However, the most requested beams showed results close to the admissible safety levels. Finally, with the content of this work it is expected to corroborate for the dissemination of reliability routines in the design practice of reinforced concrete structures.
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Monte Carlo, Método de
Abertura de fissuras - Estado limite
Deformações excessivas - Estado limite
Structural reliability
Monte Carlo simulation
Limit state of excessive crack width
Limit state of excessive deflection
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: NUNES, Jonathan Henrique Cordeiro. Análise confiabilística dos estados limites de serviço de vigas de um edifício de pequeno porte em concreto armado. 2022. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) -Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10034
Data do documento: 21-fev-2022
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