00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee1Dantas, Mario Antonio Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900995280822495por
dc.contributor.referee2Braga, Marcus de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162por
dc.contributor.referee3Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396por
dc.creatorDias Júnior, Maurí­cio Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7559926762884507por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:27Z-
dc.date.available2012-11-06-
dc.date.available2015-08-25T18:46:27Z-
dc.date.issued2012-09-28-
dc.identifier.citationDIAS JÚNIOR, Maurí­cio Vieira. Uma arquitetura para aprendizagem colaborativa utilizando a integração web e TV digital integrativa. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/849-
dc.description.abstractThe Interactive Digital TV (TVDi) arises in society as an important resource for the promotion of learning, collaborative mainly, in response to technological developments television, and as a way to attend the need to strengthen education in the world. Given this perception, starting from one of the areas of learning sciences entitled CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning), designed a research project, based on collaborative components, the result of which is characterized by an architecture for interaction using the Web and TV digital return channel via online, in order to make lessons more dynamic and virtual classroom learning and facilitate extracurricular student, without sacrificing entertainment medium that television provides the learner in his family and social context. The T-questions proposed environment enables virtual interactions and F2F (face to face), favoring a particular type of blended learning (b-learning) in the environment where the student is inserted, enhancing collaboration in order to motivate him to learn. Thus, in this dissertation, was developed a collaborative architecture combining NCL and LUA languages, with the support of the Brazilian middleware emulator - Ginga, composed of two modules: Web-Teacher-Student and TVDi, designed for the environment of Brazilian Digital TV. The adoption of this proposed work environment as a learning resource in an educational institution can assist and facilitate the teaching-learning process by applying this tool to support distance education and classroom, contributing to the social and digital inclusion through the use this media already so familiar in society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCollaborative learningeng
dc.subjectB-Learningeng
dc.subjectMiddleware Gingaeng
dc.subjectNCL-Luaeng
dc.subjectT-Learningeng
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectMiddleware Gingapor
dc.subjectNCL-Luapor
dc.subjectT-Learningpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUma arquitetura para aprendizagem colaborativa utilizando a integração web e TV digital integrativapor
dc.title.alternativeAn architecture for collaborative learning using the integration web and integrative TV digitaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA TV Digital Interativa (TVDi) surge na sociedade, como um recurso importante para a promoção da aprendizagem, principalmente a colaborativa, em resposta à  evolução tecnológica da televisão, e como uma forma de atender à  necessidade de fortalecer a educação no mundo. Diante desta percepção, partindo de uma das áreas das ciências da aprendizagem intitulada CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning), foi concebido um projeto de pesquisa, fundamentado em componentes colaborativos, cujo resultado é caracterizado por uma arquitetura para interação, utilizando a Web e a TV digital via canal de retorno online, com o objetivo de tornar as aulas virtuais e presenciais mais dinâmicas e facilitar o aprendizado extraclasse do aluno, sem abrir mão do meio de entretenimento que a televisão proporciona ao aprendiz em seu contexto familiar e social. O ambiente T-questions proposto possibilita interações virtuais e F2F (face a face), favorecendo um tipo particular de aprendizagem mista (b-learning) no meio em que o aluno está inserido, potencializando a colaboração a fim de motivá-lo a aprender. Desta forma, nesta dissertação, foi desenvolvida uma arquitetura colaborativa associando as linguagens NCL e LUA, com o apoio do emulador do middleware brasileiro Ginga, composta de dois módulos: Web-Professor e TVDi-Aluno, projetados para o ambiente de TV Digital brasileiro. A adoção do ambiente proposto neste trabalho como um recurso de aprendizagem em uma instituição educacional poderá auxiliar e favorecer no processo ensino-aprendizagem com a aplicação desta ferramenta de apoio a educação a distância e presencial, contribuindo para a inclusão social e digital por meio do uso dessa mí­dia já tão familiarizada na sociedade.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma arquitetura para aprendizagem colaborativa utilizando a integração web e TV digital integrativa.pdf6.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.