00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408por
dc.contributor.referee2Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.referee2LattesCOSTA, Cleide Jane de Sá Araújopor
dc.contributor.referee3Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee3LattesALVES, L. R. G.por
dc.creatorCavalcante, Paulo José Tenório-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930957091914015por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:26Z-
dc.date.available2012-05-08-
dc.date.available2015-08-25T18:46:26Z-
dc.date.issued2011-04-04-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Paulo José Tenório.Um modelo baseado em princí­pios da persuasão para a classificação e construção de sí­tios educacionais. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/843-
dc.description.abstractThe Persuasion technology is growing quickly, computer products, such as mobile applications and websites are being developed to change what people feel and do (STANFORD UNIVERSITY, 2009, FOGG 2003). This dissertation presents a model based on the principles discussed by Cialdini (2006), aiming at the construction and classification of educational sites by qualifying them as fully, partially and not persuasive. The model was designed using conceptual maps, aiming to serve as a metric for evaluation and subsequent classification of educational sites. The model was tested through the development of a prototype named APEWEBS (Analysis of Persuasive Educational Web Sites), which allowed a comparative study of three educational web sites developed as a result of the established concepts in the context of the model. It was found, after testing the APEWEBS prototype as well as the mechanisms provided in the persuasion model, to be an effective tool in the analysis and classification of the considered educational web sites.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducation - sites of webeng
dc.subjectPersuasion (Psychology)eng
dc.subjectEducational Technologyeng
dc.subjectCaptologyeng
dc.subjectEducação - Sites da webpor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectPersuasão (Psicologia)por
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUm modelo baseado em princí­pios da persuasão para a classificação e construção de sí­tios educacionaispor
dc.title.alternativeA model based on principles of persuasion for the classification and construction of educational siteseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Persuasão tecnológica está crescendo rapidamente, produtos de informática, como aplicativos móveis e websites, estão sendo desenvolvidos para mudar o que as pessoas sentem e fazem (UNIVERSITY STANFORD, 2009; FOGG, 2003). Esta dissertação apresenta um modelo baseado nos princí­pios analisados por Cialdini (2006), objetivando a construção e classificação de sí­tios educacionais qualificando-os em totalmente, parcialmente e não persuasivos. O modelo elaborado, utilizando mapas conceituais, tem como objetivo servir de métrica para avaliação e consequente classificação dos sites educacionais. O modelo foi testado a partir da elaboração de um protótipo chamado AWEP (Análise de Web Sites Educacionais Persuasivos) o que possibilitou um estudo comparativo de três sites educacionais que foram resultado dos conceitos estabelecidos no contexto do modelo. Verificou-se, após o teste, que protótipo AWEP assim como os mecanismos de persuasão previstos no modelo se tornaram efetivos na análise e classificação dos sites educacionais estudados.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_PauloJoseTenorioCavalcante-2011-BDTD.pdf23.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.