00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1LattesCOSTA, E. B.por
dc.contributor.advisor-co1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408por
dc.contributor.referee1Menezes, Credine Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909por
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856968264410259por
dc.creatorSibaldo, Maria Aparecida Amorim-
dc.creator.Lattesmaasibaldo@gmail.compor
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:25Z-
dc.date.available2011-05-04-
dc.date.available2015-08-25T18:46:25Z-
dc.date.issued2010-11-13-
dc.identifier.citationSIBALDO, Maria Aparecida Amorim. Architecture and Models of Cooperative and Adaptive Interactions between human and Artificial Agents on Domain Fraction.. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/837-
dc.description.abstractThis work presents an interactive environment for learning about fractions, with mechanisms to support cooperative and adaptive interactions offered by tutors agents to human learners, focusing mainly on activities to solve problems. For this purpose, an architecture based on software agents and semantic Web services was proposed, therefore, we verify the functional viability of the proposal and, posteriorly, to present a revision of that architecture to suply some requirements not previously covered, beyond models that support to those interactions. With respect to interactions, the learner will receive support from both a pedagogical agent tutor, as some of their peers who are part of the environment. Particularly, a tutor agent has an open learner model, from which it obtains information to guide their actions. The idea of this model be opened is to allow the learner seeing the evaluation that the system has about him, and also the opportunity to disagree with this assessment, and thus contribute to the refinement of the content of such a modeleng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOpen Learner Modeleng
dc.subjectIntelligent Tutor Systemseng
dc.subjectMultiagent Systemseng
dc.subjectModelagem Aberta do Aprendizpor
dc.subjectSistemas Tutores Inteligentespor
dc.subjectSistemas Multi-Agentespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleArquitetura e modelos de interações cooperativas e adaptativas entre agentes humanos e artificiais no domí­nio de fração.por
dc.title.alternativeArchitecture and Models of Cooperative and Adaptive Interactions between human and Artificial Agents on Domain Fraction.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um ambiente interativo de aprendizagem sobre Frações, dotado de mecanismos de suporte a interações cooperativas e adaptativas oferecidas por seus agentes tutores aos aprendizes humanos, focando principalmente em atividades de resolução de problemas. Para isso, propõe-se uma arquitetura baseada em agentes de software e serviços Web semânticos, daí­, pôde-se verificar a viabilidade funcional da proposta e, posteriormente, apresentar uma revisão de tal arquitetura para suprir alguns requisitos anteriormente não visados, além de modelos que dão suporte às referidas interações. No que diz respeito às interações, o aprendiz receberá suporte pedagógico tanto de um agente tutor, quanto de algum de seus pares que fazem parte do ambiente. Particularmente, um agente tutor conta com um modelo aberto do aprendiz, a partir do qual passa a dispor de informações úteis para orientar suas ações. A idéia deste modelo ser aberto é a de permitir que o aprendiz possa ver qual a avaliação que o sistema tem a seu respeito, tendo ainda a oportunidade de discordar de tal avaliação, e assim contribuir para o refinamento do conteúdo de tal modelo. Palavras-chave: Modelagem Aberta do Aprendiz; Sistemas Tutores Inteligentes; Sistemas Multi-agentespor
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Maria Aparecida Amorim Sibaldo_2009.pdf7.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.