00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paraguaçu, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282por
dc.contributor.referee1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.referee1LattesCOSTA, E. B.por
dc.contributor.referee2Valente, Edison Francisco-
dc.contributor.referee2LattesVALENTE, E. F.por
dc.contributor.referee3Dias, Guilherme Ataí­de-
dc.contributor.referee3LattesDIAS, Guilherme Ataí­depor
dc.creatorFerro, Márcio Robério da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2480382178623363por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:46:24Z-
dc.date.available2011-05-02-
dc.date.available2015-08-25T18:46:24Z-
dc.date.issued2010-11-12-
dc.identifier.citationFERRO, Márcio Robério da Costa.Modelo de sistema de recomendação de materiais didáticos para ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/836-
dc.description.abstractRecommender Systems are used by many companies that operate e-commerce to suggest items to its customers in a customized way. To achieve this end, these systems analyze the profile of the users through their personal data or by its interaction with the computing environment. Virtual Learning Environments, in turn, are computational environments used in teaching and learning in distance education, and aims to mediate the interactions among their users, such as teachers and students. In these environments are usually stored teaching materials used in courses such as word processing documents, brochures, and even audio and video. Over time, the number of textbooks tends to grow, making it important to have a tool that makes customized recommendations for users of the environment. Given these concepts, this work addresses the creation of a recommender system model of instructional materials to be used in Virtual Learning Environments, in order to suggest to users, instructional materials consistent with their profile. The creation of a recommendation system architecture, used in implementing a computer system model, to test and verify its operation, as the algorithm for generating recommendations, will also be addressed. Finally, the paper addresses the experimental work with students in an extension course, where the results regarding the recommendations generated have been identifiedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentModelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecommneder systemeng
dc.subjectVirtual Learning Environmentseng
dc.subjectE-Learningeng
dc.subjectInstructional Materialseng
dc.subjectSistema de recomendaçãopor
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempor
dc.subjectEducação a distanciapor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleModelo de sistema de recomendação de materiais didáticos para ambientes virtuais de aprendizagem.por
dc.title.alternativeRecommender System Model of Instructional materials for Virtual Learning Environments.eng
dc.title.alternativeRecommender System Model of Instructional materials for Virtual Learning Environments.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSistemas de Recomendação são utilizados por várias empresas que atuam em comércio eletrônico para sugerir itens aos seus clientes, de forma personalizada. Para alcançar essa finalidade, esses sistemas analisam o perfil dos usuários, por meio dos seus dados pessoais ou pelas suas interações com o ambiente computacional. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por sua vez, são ambientes computacionais, usados no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, e tem como objetivo intermediar as interações entre seus usuários, tais como professores e alunos. Nesses ambientes geralmente são armazenados materiais didáticos utilizados nos cursos, tais como documentos de texto, apostilas, e até mesmo arquivos de áudio e ví­deo. Com o passar do tempo, o número de materiais didáticos tende a crescer, tornando-se importante a existência de uma ferramenta que faça recomendações personalizadas aos usuários do ambiente. Diante desses conceitos, este trabalho aborda a criação de um modelo de sistema de recomendação de materiais didáticos, a ser utilizado em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, de forma a sugerir, aos usuários, materiais didáticos compatí­veis com o seu perfil. Será abordada também a criação de uma arquitetura de sistema de recomendação, utilizada na implementação de um módulo de sistema computacional, para testar e verificar o funcionamento do modelo, assim como do algoritmo gerador de recomendações. Por fim, o trabalho aborda a realização do experimento com alunos de um curso de extensão, onde foram identificados os resultados referentes às recomendações geradaspor
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