Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/820
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paraguaçu, Fábio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5438107871273282 | por |
dc.contributor.referee1 | Hernández-Domínguez, Arturo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, A. | por |
dc.contributor.referee2 | Dias, Guilherme Ataíde | - |
dc.contributor.referee2Lattes | DIAS, Guilherme Ataíde | por |
dc.creator | Santos, Allan Gomes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695305865567407 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:46:21Z | - |
dc.date.available | 2009-05-25 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:46:21Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Allan Gomes dos. A model of negotiation for the acquisition of cognitive abilities in the context of mathematics education.. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/820 | - |
dc.description.abstract | This work of research has as presupposition the constructivism piagetiano, according to which, the construction of the knowledge constitutes in understanding the intellectual development of a person (PIAGET, 1973). It is about a study concerning one of the great challenges for Mathematical Education that is in using the subject it a way to reach the biggest point of the Education (D'AMBROSIO, 2004). In the relations of hypotheses we assume that, the negotiation in the learning search that all relation human being is, in certain way, a negotiation, therefore it involves commitments and they established conditions (MATOS, 1983). E, corroborating with this idea (FRANT & CASTRO, 2002), they defend that the learning is in the relation between the citizens for negotiation. Moreover, the persuasion in the learning is also focused, that deals with the envolvement to the speaker and the audience during the interlocution, envolvement in which the objective from the speaker is to obtain from the audience the adhesion to his thesis (PERELMAN & OLBRECHTS, 2002). Since then, there are so-called mental models, that are as cognitive blocks of construction that they can be combined and be recombined as necessary (JOHNSON, 1983). This research is based on theoretical principles. The theoretical implications search to present a proposal of change in learning process of Mathematical Education, through the modeling of an Environment of Systematic Learning (Paragua Project). Thus, in the search to improve the quality of education, this environment considers, the light of the theory of the constructivism, to favor the construction of the knowledge and to construct new cognitive abilities. On learning of mathematics this environment is the possibility "to consolidate the teachlearning", getting an education more playful and attractive based on mechanisms as the negotiation and persuasion in the learning and mental models, inside of a trustworthiness factor that envolves the main agents of the educational context, the professor and the student. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mathematical education | eng |
dc.subject | Negotiation and persuasion in the learning | eng |
dc.subject | Models mental | eng |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Negociação e persuasão na aprendizagem | por |
dc.subject | Modelos mentais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.title | Um modelo de negociação para aquisição de habilidades cognitivas no contexto da educação matemática | por |
dc.title.alternative | A model of negotiation for the acquisition of cognitive abilities in the context of mathematics education. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como pressuposto o construtivismo piagetiano, segundo o qual, a construção do conhecimento constitui-se em compreender o desenvolvimento intelectual de uma pessoa (PIAGET, 1973).Trata-se de um estudo acerca de um dos grandes desafios da Educação Matemática, que está em usar a disciplina como instrumento para atingir os objetivos maiores da Educação (D AMBROSIO, 2004). Nas relações de hipóteses assumimos que a negociação na aprendizagem, busca de toda relação humana, de certo modo é uma negociação, pois envolve compromissos e condições (MATOS, 1983). E, corroborando com essa idéia, Frant e Castro (2001) defendem que a aprendizagem se dá na relação entre os sujeitos por negociação. Além disso, enfoca-se também a persuasão na aprendizagem, que trata o envolvimento do orador e do auditório durante a interlocução: o objetivo do orador com esse envolvimento é conseguir do auditório a adesão á sua tese (PERELMAN & OLBRECHTS, 2002). A partir de então, surgem os chamados modelos mentais, que são como blocos de construção cognitivos que podem ser combinados e recombinados conforme necessário (JOHNSON, 1983). Esta pesquisa se baseia nesses princípios teóricos. As implicações teóricas buscam apresentar uma proposta de mudança no processo de aprendizagem na Educação Matemática, por meio da modelagem de um Ambiente de Aprendizagem Sistemática (Projeto Paragua). Assim, na procura de melhorar a qualidade de ensino, este ambiente propõe, à luz da teoria do construtivismo, favorecer a construção do conhecimento e construir novas habilidades cognitivas. Na aprendizagem da matemática este ambiente é a possibilidade de consolidar o ensino-aprendizagem , obtendo um ensino mais lúdico e atraente, baseado em mecanismos como a negociação e a persuasão na aprendizagem e modelos mentais, dentro de um fator de confiabilidade entre os principais agentes do contexto educacional, o professor e o aluno. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AllanGomesdosSantos_2008_Completa.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.