00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Realidade aumentada como possibilidade para a aprendizagem de ciências
Título(s) alternativo(s): Augmented reality as a possibility for science learning
Autor(es): Silva, Marcos Emanuel de Barros
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Resumo: As finalidades expressas nas competências específicas das Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, visam garantir aos estudantes a compreensão de fenômenos por meio de diferentes Tecnologias Digitais (TD). Neste sentido, partimos do pressuposto que tecnologias como a Realidade Aumentada (RA), quando incorporadas as práticas pedagógicas podem possibilitar a aprendizagem dos estudantes, ampliando sua realidade, permitindo a observação e compreensão dos fenômenos a sua volta. A presente pesquisa foi expressa pela seguinte questão norteadora: como a RA, no contexto do Ensino de Ciências, pode possibilitar a aprendizagem dos estudantes? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como a RA, no contexto do Ensino de Ciências, possibilita a aprendizagem dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Para atender esse objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: integrar os recursos de RA aos recursos físicos existentes nas aulas de Ciências; compreender como a RA pode contribuir com a aprendizagem de Ciências; e identificar as possibilidades de aprendizagens por meio de recursos em RA durante as aulas de Ciências. A investigação foi fundamentada a partir do estudo histórico-social de Vygotsky (2008) e das direções indicadas por Yuen, Yaoyuneyong e Johnson (2011), para a apropriação da tecnologia em contextos de educação. Nesta investigação empírica, estudou-se a RA como instrumento de mediação pedagógica e suas contribuições para a aprendizagem de Ciências a partir de uma pesquisa qualitativa de delineamento experiencial, configurada como exploratória e explicativa. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diários de campo, registros fotográficos e questionários. Foram estabelecidas quatro categorias de análise a partir dos pressupostos teóricos que serviram de base para a pesquisa, sendo estas: motivação, interação, mediação, e Letramento Cientifico. Conforme a análise, evidenciou-se que, tanto a questão norteadora da pesquisa foi respondida, quanto o seu objetivo geral foi atendido. Conforme os indicativos desta pesquisa, percebeu-se que os estudantes estiveram motivados a aprender os conteúdos e suas possíveis relações com seu cotidiano a partir de experiências vivenciadas e troca de experiências. Dessa forma, esta pesquisa apresenta resultados significativos tanto para a incorporação da RA no contexto da educação básica, quanto para a área das Ciências da Natureza, uma vez que as atividades desenvolvidas por meio da RA contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades, formulação de hipótese, resolução de problemas e tomada de decisão, conforme as propostas de aprendizagem na perspectiva de um Letramento Científico.
Abstract: The purposes expressed in the specific competences of Natural Sciences for Elementary Education, aim to guarantee students the understanding of phenomena through different Digital Technologies (TD). In this sense, we start from the assumption that technologies such as Augmented Reality (AR), when incorporated into pedagogical practices, can enable students to learn, expanding their reality, allowing the observation and understanding of the phenomena around them. The present research was expressed by the following guiding question: how can AR, in the context of Science Teaching, enable student learning? The general objective of this research was to investigate how AR, in the context of Science Teaching, enables students to learn in the final years of Elementary School. To meet this objective, we have outlined the following specific objectives: to integrate AR resources with the physical resources existing in Science classes; understand how AR can contribute to science learning; and to identify the possibilities of learning through resources in AR during Science classes. The investigation was based on the historical-social study of Vygotsky (2008) and the directions indicated by Yuen, Yaoyuneyong and Johnson (2011), for the appropriation of technology in educational contexts. In this empirical investigation, AR was studied as an instrument of pedagogical mediation and its contributions to science learning from a qualitative research with an experimental design, configured as exploratory and explanatory. Data were collected through observations, notes in field diaries, photographic records and questionnaires. Four categories of analysis were established based on the theoretical assumptions that served as the basis for the research, being these: motivation, interaction, mediation, and Scientific Literacy. According to the analysis, it was evidenced that both the guiding question of the research was answered and its general objective was met. According to the indications of this research, it was noticed that the students were motivated to learn the contents and their possible relations with their daily life based on lived experiences and exchange of experiences. Thus, this research presents significant results both for the incorporation of AR in the context of basic education, and for the area of Natural Sciences, since the activities developed through AR contributed to the development of competences and skills, formulation of hypothesis , problem solving and decision making, according to the learning proposals from the perspective of a Scientific Literacy.
Palavras-chave: Educação - Ensino e aprendizagem
Realidade aumentada
Ciências (Ensino fundamental)
Informática e educação
Education
Augmented Reality
Sciences
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Marcos Emanuel de Barros. Realidade aumentada como possibilidade para a aprendizagem de ciências. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7834
Data do documento: 1-jun-2020
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