00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134762181741179pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Nivaneide Alves de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7278647844201903pt_BR
dc.contributor.referee2Calheiros, Silvana Quintella Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2473271433942793pt_BR
dc.creatorRamos, Erivaldo Francisco-
dc.date.accessioned2021-05-25T15:01:50Z-
dc.date.available2021-05-25-
dc.date.available2021-05-25T15:01:50Z-
dc.date.issued2020-06-03-
dc.identifier.citationRAMOS, Erivaldo Francisco. Avaliação e a geografia no ensino fundamental II. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7832-
dc.description.abstractThis work aims to understand how evaluative conceptions have been by teachers in the discipline of Geography in elementary school II: concepts, purposes and assessment instruments. Through observation and questions directed to the professional in geography, we sought to understand how the day-to-day school practice has been. As a methodology, observations of everyday school life, questionnaires with objective questions directed to education professionals in geography and literary research were used. Learning assessment was the center of study of this research, literary consultations were held on the conceptions of different authors on learning assessment, such as: Freire, (1994), Archela and Gomes, (1999), Hoffman, (2000), Luckesi, (2002), Haydt, (2002), Perrenoud, (2002), Kaercher, (2003), Méndez, (2003) and others. In addition to consultations with official documents, the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, 1996), the National Curricular Common Base (BNCC, 2017) and data collection at school, about the conception experienced about the evaluation. The information obtained in the researched school, together with literary research, provided a better understanding of the pedagogical practice adopted by education professionals. We sought to know the practices of those involved in this activity, in order to advance in the understanding of the concepts of assessment in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectGeografia - Ensino fundamental - 6º. a 9ºpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleAvaliação e a Geografia no Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation and Geography in Elementary School II.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo entender como tem sido as concepções avaliativas pelos docentes na disciplina de Geografia no ensino fundamental II: conceitos, finalidades e instrumentos avaliativos. Através de observação e perguntas direcionadas ao profissional em geografia, buscou-se compreender como tem sido a pratica do dia a dia escolar. Foram utilizados como metodologia, as observações do cotidiano escolar, questionários com perguntas objetivas direcionadas aos profissionais de educação em geografia e pesquisa literária. A avaliação da aprendizagem foi o centro de estudo desta pesquisa, foram realizadas consultas literárias, sobre as concepções de diferentes autores (as) sobre avaliação da aprendizagem, tais como: Freire, (1994), Archela e Gomes, (1999), Hoffman, (2000), Luckesi, (2002), Haydt, (2002), Perrenoud, (2002), Kaercher, (2003), Méndez, (2003) e outros. Além de consultas a documentos oficiais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB,1996), Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e coleta de dados na escola, acerca da concepção vivenciada sobre a avaliação. As informações obtidas na escola pesquisada, juntamente com a pesquisa literária proporcionaram um melhor entendimento da prática pedagógica adotada pelos profissionais de educação. Buscou-se conhecer as práticas dos envolvidos nessa atividade, no sentido de avançar no entendimento dos conceitos de avaliação no processo ensinoaprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação e a geografia no ensino fundamental II.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.