00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.creatorCosta, Allen Kinsen Soares Luz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4666814969673643pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T02:36:05Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-12T02:36:05Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Allen Kinsen Soares Luz da. Memóricas : o jogo numérico de cartas. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7825-
dc.description.abstractThis work aims to present “Memóricas: the numerical card game”, to evaluate and teach students based on the comparison and association of the symbols of the Egyptian, Roman, and Hindu-Arabic numerical systems. Students have difficulty understanding and finding mathematics in their daily lives, and other school subjects. Deficient education contributes to these imbalances that are also social and family. So, through the history of mathematics, it was developed by the extension project “Without more nor less”, from the Federal University of Alagoas (Ufal), a card game that makes the association of these numerical symbols, so that the players, with a history or not from contact with the content at school, they can, from this tool, observe if their knowledge is sufficient to understand the logic in the transpositions of the cards. It was observed that even interacting with classmates of the sixth grade, the game is not enough for students to learn or remember, without the intervention of the teacher, even if they have had classes on the subject. They must receive instructions on the symbols and history of these civilizations at a time close to what they are going to play.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo de cartaspt_BR
dc.subjectMemória eficiente (jogo)pt_BR
dc.subjectSistemas numéricospt_BR
dc.subjectMatemática - históriapt_BR
dc.subjectCards gamept_BR
dc.subjectEfficient memorypt_BR
dc.subjectNumeral systemspt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMemóricas: o jogo numérico de cartaspt_BR
dc.title.alternativeMemóricas: the numerical card gamept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem o intuito de apresentar “Memóricas: o jogo numérico de cartas”, com o objetivo de avaliar e ensinar os estudantes com base na comparação e associação dos símbolos dos sistemas numéricos egípcios, romanos e hindu-arábicos. Os estudantes possuem dificuldades de perceber e encontrar a matemática no seu dia a dia, e em outras disciplinas da escola. O ensino deficitário contribui para esses desequilíbrios que também são sociais e familiares. Então, por meio da história da matemática foi desenvolvido pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um jogo de cartas que faz a associação desses símbolos numéricos, de modo que os jogadores, com histórico ou não de contato com o conteúdo na escola, possam, a partir dessa ferramenta, observar se seus conhecimentos são suficientes para compreensão da lógica nas transposições das cartas. Foi observado que mesmo interagindo com os colegas de classe do sexto ano fundamental, o jogo não é suficiente para que os estudantes aprendam ou relembrem, sem a intervenção do professor, ainda que eles tenham tido aulas sobre o assunto. É necessário que eles recebam instruções sobre os símbolos e a história dessas civilizações num momento próximo ao que forem jogar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memóricas - o jogo numérico de cartas.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.