Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333867842573866 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Juliana Roberta Theodoro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7084405149962799 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Allen Kinsen Soares Luz da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4666814969673643 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T02:36:05Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11 | - |
dc.date.available | 2021-05-12T02:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Allen Kinsen Soares Luz da. Memóricas : o jogo numérico de cartas. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7825 | - |
dc.description.abstract | This work aims to present “Memóricas: the numerical card game”, to evaluate and teach students based on the comparison and association of the symbols of the Egyptian, Roman, and Hindu-Arabic numerical systems. Students have difficulty understanding and finding mathematics in their daily lives, and other school subjects. Deficient education contributes to these imbalances that are also social and family. So, through the history of mathematics, it was developed by the extension project “Without more nor less”, from the Federal University of Alagoas (Ufal), a card game that makes the association of these numerical symbols, so that the players, with a history or not from contact with the content at school, they can, from this tool, observe if their knowledge is sufficient to understand the logic in the transpositions of the cards. It was observed that even interacting with classmates of the sixth grade, the game is not enough for students to learn or remember, without the intervention of the teacher, even if they have had classes on the subject. They must receive instructions on the symbols and history of these civilizations at a time close to what they are going to play. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo de cartas | pt_BR |
dc.subject | Memória eficiente (jogo) | pt_BR |
dc.subject | Sistemas numéricos | pt_BR |
dc.subject | Matemática - história | pt_BR |
dc.subject | Cards game | pt_BR |
dc.subject | Efficient memory | pt_BR |
dc.subject | Numeral systems | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Memóricas: o jogo numérico de cartas | pt_BR |
dc.title.alternative | Memóricas: the numerical card game | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem o intuito de apresentar “Memóricas: o jogo numérico de cartas”, com o objetivo de avaliar e ensinar os estudantes com base na comparação e associação dos símbolos dos sistemas numéricos egípcios, romanos e hindu-arábicos. Os estudantes possuem dificuldades de perceber e encontrar a matemática no seu dia a dia, e em outras disciplinas da escola. O ensino deficitário contribui para esses desequilíbrios que também são sociais e familiares. Então, por meio da história da matemática foi desenvolvido pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um jogo de cartas que faz a associação desses símbolos numéricos, de modo que os jogadores, com histórico ou não de contato com o conteúdo na escola, possam, a partir dessa ferramenta, observar se seus conhecimentos são suficientes para compreensão da lógica nas transposições das cartas. Foi observado que mesmo interagindo com os colegas de classe do sexto ano fundamental, o jogo não é suficiente para que os estudantes aprendam ou relembrem, sem a intervenção do professor, ainda que eles tenham tido aulas sobre o assunto. É necessário que eles recebam instruções sobre os símbolos e a história dessas civilizações num momento próximo ao que forem jogar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memóricas - o jogo numérico de cartas.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.